33.3 C
Manaus
18 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Líder carismático e ativista, Mujica deixa um legado marcante na política uruguaia e mundial.

FOTO/REPRODUÇÃO

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. O atual presidente, Yamandú Orsi, confirmou a notícia. Ainda assim, a causa da morte não foi divulgada oficialmente.

Orsi publicou uma mensagem no X: “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu amor pelo povo.”

Em abril de 2024, Mujica revelou que teve um diagnóstico com tumor no esôfago durante um check-up. Além disso, enfrentava uma doença autoimune que afetava seus rins.

Quem foi Pepe Mujica?

Mujica nasceu em 1935, em Montevidéu, e viveu na cidade a vida toda. Iniciou sua carreira política no Partido Nacional, um dos mais tradicionais do Uruguai, onde foi secretário-geral da Juventude.

Ele foi fundador do principal grupo guerrilheiro do país. Consequentemente,  ficou preso por mais de uma década, sofreu tortura na ditadura e, anos depois, chegou ao poder.

Mujica tornou-se um dos presidentes mais queridos internacionalmente. Colocou o Uruguai, o segundo menor país da América do Sul, na atenção global.

Sua história é marcada por episódios surpreendentes. Por exemplo, recusou ofertas milionárias para vender seu fusquinha azul claro. Além disso, precisou beber sua própria urina para sobreviver na prisão. Assim, esses fatos reforçam o legado de Mujica como líder humilde e resistente.

 

Leia mais

Eduardo Braga critica Marina Silva e confirma pré-candidatura ao Senado em defesa da BR-319

Matheus Valadares

Renato Júnior critica Águas de Manaus por danos em vias recém-asfaltadas pela Prefeitura

Matheus Valadares

Polícia desarticula heliporto do tráfico em Itamarati, no interior do AM

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!