25.3 C
Manaus
31 de julho de 2025
DestaquesEconomia

Bolsa aproxima-se de recorde com recuo de prévia da inflação

Mercado Financeiro reage positivamente à queda da inflação e ao alívio das tensões internacionais

FOTO/REPRODUÇÃO

O mercado financeiro apresentou sinais de otimismo nesta terça-feira (27), impulsionado pela queda na prévia da inflação e pelo alívio das tensões internacionais. Como resultado, a bolsa de valores registrou uma alta de pouco mais de 1%, aproximando-se do recorde histórico atingido na semana passada. Além disso, o dólar devolveu a alta do dia anterior e apresentou queda.

O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 139.541 pontos, com alta de 1,02%. Assim, foi o terceiro avanço consecutivo. Por volta das 11h30, o indicador chegou a ultrapassar os 140,3 mil pontos, atingindo o recorde histórico da bolsa brasileira. No entanto, durante a tarde, o índice perdeu força, pois investidores realizaram lucros e venderam ações para embolsarem ganhos.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou aos R$ 5,645, com uma queda de R$ 0,03 (-0,53%). A cotação permaneceu próxima da estabilidade durante boa parte da manhã, mas caiu nas horas finais de negociação. Isso ocorreu devido ao clima favorável no mercado internacional, que favoreceu a valorização do real, fechando próxima da mínima do dia. Em maio, a moeda norte-americana recuou 0,54%, e, em 2025, a queda chega a 8,65%.

Fatores no IPCA

Tanto fatores domésticos quanto externos contribuíram para a tranquilidade observada no mercado financeiro. No Brasil, a divulgação de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, ficou abaixo das expectativas em maio, animou os investidores. Assim, a inflação em queda reduz as chances de o Banco Central (BC) elevar os juros básicos da economia em junho.

No cenário internacional, a reabertura dos mercados norte-americanos após o feriado da segunda-feira nos Estados Unidos favoreceu os países latino-americanos. Além disso, no domingo (25), o presidente Donald Trump anunciou a prorrogação das negociações comerciais com a União Europeia até 5 de julho. Como resultado, as taxas dos títulos do Tesouro norte-americano caíram nesta terça-feira, beneficiando países emergentes, como o Brasil.

 

Leia mais

Homem que dopava filha e neta para estuprá-las é preso no bairro São José

Matheus Valadares

VEJA: Homem é perseguido na comunidade Parque São Pedro e executado na frente do filho

Matheus Valadares

Casal morre após passar dias consumindo bebida e drogas no bairro Educandos

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!