27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesEntretenimento

Francisco Cuoco, ícone da televisão brasileira, morre aos 91 anos

Ator faleceu no Hospital Albert Einstein por falência múltipla dos órgãos

FOTO/REPRODUÇÃO

O ator Francisco Cuoco, um dos grandes nomes da televisão brasileira, faleceu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa foi falência múltipla dos órgãos, após cerca de 20 dias internado.

Primeiramente, Cuoco passou a enfrentar nos últimos tempos um problemas de saúde, incluindo ansiedade e excesso de peso, chegando a cerca de 130 kg. Ainda assim, sua carreira deixou um legado incomparável nas artes do Brasil.

Carreira e trajetória

Nascido em 29 de novembro de 1933, no bairro do Brás, em São Paulo, Francisco começou no teatro na década de 1950, filho do feirante italiano Leopoldo Cuoco. Seu primeiro papel protagonista surgiu em 1961, como Werneck, em O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, dirigido por Fernando Torres.

Em seguida, ele migrou para a televisão no início dos anos 1960, tornando-se um pioneiro da TV brasileira, com uma carreira que incluía novelas, séries e especiais.

Principais trabalhos

Ao longo de mais de seis décadas, Cuoco deu vida a personagens icônicos em sucessos como:

  • O Rei do Gado
  • Selva de Pedra
  • O Astro
  • Sassaricando

Nos anos 2000, ele atuou em novelas contemporâneas como Da Cor do Pecado, América e Cobras & Lagartos. Além disso, participou de filmes marcantes como Cafundó, Gêmeas e Traição.

Retorno ao teatro e última atuação

Embora tenha se afastado dos palcos por muitos anos, Francisco retornou ao teatro em 2004, com Três Homens Baixos. Sua última participação na TV foi na novela Salve-se Quem Puder (2020).

Vida pessoal

Cuoco foi casado com Carminha Brandão nos anos 1960, depois se uniu a Gina Rodrigues, com quem teve três filhos, até a separação em 1984. Em 2013, iniciou um relacionamento com Thaís Almeida, 54 anos mais jovem, que terminou em 2017.

 

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!