A Prefeitura de Parintins, em parceria com a Polícia Militar e o Ministério Público, lançou uma operação de fiscalização rigorosa para coibir a formação antecipada de filas e ocupação irregular de espaços públicos no acesso ao Bumbódromo, durante o Festival Folclórico de Parintins 2025.
Primeiramente, a partir desta sexta-feira (20), os agentes removerão imediatamente qualquer objeto — como caixas, cadeiras ou estruturas destinadas a reservar locais. A permissão para formação de fila será a partir das 10h do dia 27 de junho, data oficial de início do Festival. Somente a empresa contratada pela Prefeitura está autorizada a montar tendas e delimitar espaços — marcada por fiscalizações contínuas nos dias seguintes.
Materiais armazenados irregularmente serão apreendidos e guardados na Secretaria Municipal de Terras, Cadastro e Arrecadação, disponíveis para retirada até 15 de julho de 2025. Além disso, quem descumprir as regras estará sujeito a sanções administrativas.
Para engajar a população, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, as Associações Garantido e Caprichoso e o Ministério Público promovem uma campanha de conscientização. As informações estão sendo divulgadas por redes sociais, rádio, TV e carros de som, incentivando a colaboração e o respeito às normas.
Origem das medidas
A iniciativa surgiu após o Ministério Público de Parintins identificar que, nos anos anteriores, a ocupação irregular fomentava um “comércio” ilegal de lugares, provocando desordem, insegurança e exclusão de pessoas vulneráveis.