16 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Atentado suicida em igreja síria deixa 20 mortos e dezenas de feridos; Estado Islâmico reivindica autoria

Foto: SANA via AP

Um homem-bomba detonou explosivos dentro de uma igreja lotada neste domingo (22), nos arredores de Damasco, matando 20 pessoas e ferindo outras 52. A televisão estatal síria e observatórios de conflitos confirmaram o ataque.

O explosivo detonou durante uma missa na Igreja Mar Elias, no bairro de Dweil’a. Testemunhas relataram que o atacante entrou no local, disparou contra os fiéis e depois detonou o colete explosivo. Autoridades locais afirmam que entre as vítimas há crianças.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, grupo baseado no Reino Unido que monitora a guerra, registrou os números de mortos e feridos. O Ministério do Interior da Síria identificou o agressor como membro do Estado Islâmico.

Este foi o primeiro atentado suicida em Damasco desde a queda de Bashar al-Assad, em dezembro passado, quando rebeldes islâmicos assumiram o controle da cidade.

Equipes de segurança e socorristas correram para o local após a explosão. Vídeos nas redes sociais mostram o caos no momento do ataque, com fiéis gritando e corpos no chão.

O atentado ocorre em um momento delicado, com o novo governo sírio, liderado por Ahmad al-Sharaa, tentando ganhar o apoio de minorias religiosas. Al-Sharaa, que derrubou Assad e assumiu o poder em janeiro, prometeu proteger esses grupos.

A Grécia condenou o ataque através de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, exigindo que as autoridades sírias punam os culpados e protejam as comunidades cristãs.

O Estado Islâmico já atacou minorias religiosas antes, como no massacre de peregrinos xiitas em Sayeda Zainab, em 2016, um dos piores atentados do regime anterior.

Leia mais

Adolescente morto durante fuga no bairro Alvorada matou padrasto de namorada horas antes

Matheus Valadares

Ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, conhecido por combater o PCC, é morto em emboscada no litoral paulista

Matheus Valadares

Robert Redford, ícone de Hollywood, morre aos 89 anos

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!