25.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Amazonas

Procura pela primeira CNH teve queda no primeiro semestre

A procura pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos seis primeiros meses deste ano caiu 30% em relação ao mesmo período do ano passado, e o motivo foi a pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, 8.991 pessoas ainda buscaram o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para tirar o documento.

A estudante de Administração, Thays Dourado, de 18 anos, deu início ao processo para tirar a primeira CNH ainda antes da pandemia. Ela está perto de realizar o sonho. “É um grande sonho ter minha habilitação. Eu já estou quase terminado o curso e estou bastante ansiosa”, revelou.

Com o retorno das atividades, o processo para obter a CNH foi retomado. E, com ele, algumas dúvidas surgiram, como o aumento do prazo para conclusão de todas as etapas de formação, bem como uma possível gratuidade para retirada do documento.

Em relação aos prazos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 185, ampliou de 12 para 18 meses o tempo que o candidato pode levar para retirar a primeira CNH.

“Quanto à gratuidade para a obtenção da CNH, as pessoas estão fazendo confusão por conta de projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional sobre esse assunto. No âmbito do Estado do Amazonas o que há é um projeto, que está sendo estudado, para a criação da CNH Social”, explicou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.

Passo a passo – Para se iniciar o processo de primeira habilitação é necessário ter, no mínimo, 18 anos, saber ler e escrever, além de possuir RG e CPF. Se a pessoa tiver as condições exigidas, basta a ela procurar um Centro de Formação de Condutor (CFC) e se matricular.

No próprio CFC, o candidato emite as taxas do Detran e já marca a data para realizar a coleta fotográfica e biométrica, bem como os exames médicos e psicológicos, que são necessários para o início das aulas teóricas e práticas.

Com as taxas pagas, a foto e a biometria coletadas e os exames médicos-psicológicos considerados aptos, o candidato está liberado para iniciar as aulas teóricas no próprio CFC. São 45 horas de aulas, divididas em 15 dias de curso.

Cumprida essa etapa, o candidato está apto para realizar o exame teórico. São 30 questões, sendo necessário índice de aproveitamento de 70% para ele poder seguir para as aulas práticas de direção.

Nessa penúltima etapa do processo de obtenção da primeira habilitação, o candidato ainda precisa passar por mais 20 horas de aulas práticas de direção veicular. Em seguida, é só marcar o exame prático.

“É justamente nesse processo que a pessoa vai adquirir conhecimento, não só para conduzir um veículo automotor, mas sobre legislação de trânsito, noções de primeiros socorros e meio ambiente, além da questão da cidadania, do respeito ao próximo e a segurança no trânsito”, explicou Wendell Menezes, gerente da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), setor responsável por fiscalizar os Centros de Formação de Condutores.

PPD – Se o candidato for aprovado, em até 48 horas úteis ele recebe a sua Permissão para Dirigir (PPD). Como esse documento, ele poderá conduzir veículo automotor por um ano até receber a CNH definitiva.

Agora, se nesse período com a PPD o condutor receber uma multa grave ou gravíssima, ou cometer mais de uma infração média, ele perderá o direito de dirigir e terá que refazer todos os procedimentos novamente (exame médico e psicológico, cursos e provas prático e teórico), como se estivesse tirando a CNH pela primeira vez.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!