30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Omar Aziz lidera comitiva do sul do Amazonas em defesa do desenvolvimento sustentável

Omar Aziz reforçou o compromisso com a preservação ambiental, mas alertou para os impactos negativos sobre atividades produtivas legais

Foto: Ariel Costa

Nesta quarta-feira (2), o senador Omar Aziz (PSD-AM) liderou uma comitiva formada por prefeitos do sul do Amazonas e parlamentares federais durante uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília. O grupo buscou estabelecer um canal direto de diálogo com o governo federal, com o objetivo de garantir equilíbrio entre preservação ambiental e direito ao desenvolvimento sustentável na região.

Lideranças buscam diálogo com o governo federal

Primeiramente, a reunião contou com a participação da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e dos deputados federais Sidney Leite (PSD) e Átila Lins (PSD). Prefeitos e lideranças de municípios como Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré, Boca do Acre e do distrito de Santo Antônio do Matupi — importante polo produtor de laticínios — também estiveram presentes.

Omar Aziz defende diálogo equilibrado

Durante o encontro, Omar Aziz reforçou o compromisso com a preservação ambiental, mas alertou para os impactos negativos sobre atividades produtivas legais:

“Estamos aqui com lideranças do sul do Amazonas preocupadas com o que está acontecendo na região. Trouxemos esse pedido à ministra Gleisi para discutir soluções. Somos contra desmatamentos ilegais, e isso também é claro para os prefeitos. Eles estão sendo prejudicados e precisam de uma solução com diálogo e equilíbrio.”

Eduardo Braga pede justiça e equilíbrio nas ações

Além disso, o senador Eduardo Braga também defendeu uma atuação equilibrada por parte dos órgãos ambientais:

“É justo combater os criminosos, mas é injusto que os justos paguem pelos pecadores. Pedimos uma interlocução com o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e o ICMBio, para construir uma política pública sustentável, sem radicalismo.”

Gleisi Hoffmann promete mediação e retorno rápido

Sensibilizada com os relatos, a ministra Gleisi Hoffmann se comprometeu a intermediar um diálogo direto entre os prefeitos e a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente. Ela afirmou:

“Os relatos vão além de questões fundiárias, envolvem vidas. Precisamos saber o que é regular e o que não é. Vamos abrir essa conversa com o Ibama e com a ministra Marina para definir o melhor caminho. Devemos proteger o meio ambiente e apoiar produtores sérios.”

Ademais, Gleisi prometeu apresentar um encaminhamento já nesta quinta-feira (3), após reuniões com os órgãos competentes. Portanto, a expectativa é formar um grupo de trabalho que analise cada caso, evite generalizações e garanta apoio a quem atua de forma legal e sustentável.

Leia mais

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Matheus Valadares

Documentário que homenageia cantora amazonense Celestina Maria é lançado nesta quinta-feira no Mercado de Origem da Amazônia

Marcelo Maciel

Sinésio Campos é reeleito presidente do PT-AM pela terceira vez consecutiva em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!