30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesMundo

Trump ameaça taxar países alinhados ao Brics durante cúpula no Rio

Em meio à reunião do Brics no Brasil, o presidente dos EUA anunciou tarifas extras para países que apoiarem o bloco, aumentando a tensão no comércio global.

Foto: REUTERS/Nathan Howard

Durante a reunião de cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou uma nova ofensiva comercial. Ele declarou, por meio de sua conta na rede Truth Social, que aplicará uma tarifa extra de 10% a produtos vindos de países que se alinhem às políticas do Brics.

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics sofrerá com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política”, afirmou Trump.

O bloco do Brics se posicionou contra práticas protecionistas. Em sua declaração oficial, divulgada no domingo (6). Assim, o Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Egito e Etiópia, defenderam um sistema multilateral de comércio baseado em regras, com justiça, transparência e inclusão.

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras. Ele é aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual, com a OMC em seu núcleo”, destacou o documento do Brics.

Essa não é a primeira medida protecionista de Trump. Desde o início de seu mandato em janeiro, o presidente norte-americano aumentou tarifas sobre produtos importados, o que provocou respostas negativas de diversos países ao redor do mundo.

Além dos membros permanentes, o Brics também conta com dez países parceiros, entre eles Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã. A possível retaliação dos EUA a esses países pode afetar diretamente o comércio internacional e gerar novas tensões diplomáticas.

Leia mais

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Matheus Valadares

Documentário que homenageia cantora amazonense Celestina Maria é lançado nesta quinta-feira no Mercado de Origem da Amazônia

Marcelo Maciel

Sinésio Campos é reeleito presidente do PT-AM pela terceira vez consecutiva em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!