28.3 C
Manaus
28 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Alberto Neto critica Lula por tarifas de Trump

Deputado responsabiliza Lula pelas tarifas de 50% impostas por Trump

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 7, para fazer duras críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O motivo foi o anúncio do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que determinou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

De acordo com o parlamentar, essa medida é fruto direto da condução ideológica da política externa brasileira sob o governo Lula.

“Essa tarifa tem nome e sobrenome”

Durante seu pronunciamento, o deputado não poupou palavras:

“Essa tarifa não caiu do céu. Foi consequência direta da política externa ideológica e desastrosa do governo Lula. E a gente só consegue pensar em uma coisa: tem nome e sobrenome — o culpado é Luiz Inácio Lula da Silva.”

Ademais, essa declaração de Alberto Neto reforça o entendimento de que a postura internacional adotada pelo governo atual tem gerado prejuízos concretos à economia brasileira.

Preocupação no setor produtivo

A decisão de Trump em taxar em 50% os produtos brasileiros gerou imediata preocupação nos setores industrial e agrícola, com forte impacto previsto nas exportações nacionais. Além disso, a medida provocou reações políticas intensas no Brasil, ampliando o debate sobre os rumos da diplomacia do país.

A justificativa de Trump seria o fato de o Brasil “não estar sendo bom com os Estados Unidos”, segundo suas palavras. O anúncio causou mal-estar entre os governos e acendeu o alerta sobre possíveis retaliações econômicas.

Leia mais

Dupla armada assalta loja no Centro de Manaus e leva relógios em ação rápida

Matheus Valadares

Pastor preso por estupros em Manacapuru fingia ser homossexual para enganar vítima

Matheus Valadares

Homem é executado após suposta ‘casinha’ na Avenida do Turismo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!