A partir do próximo sábado (12), artistas amazonenses do coletivo Plano Perfeito participarão de uma formação nacional no Encontrart 2025, promovido pela Cia Nissi, em Ibiúna, no interior de São Paulo (SP).
Além disso, a viagem dos quatro integrantes do coletivo foi viabilizada por recursos do Edital n.18/2024 – Chamamento Público para ações no audiovisual, da Lei Paulo Gustavo (LPG), que concede bolsas culturais.
De acordo com a coordenadora do projeto, a produtora cultural Márcia Vargas, a formação tem como objetivo fortalecer o setor cultural e potencializar ações em comunidades periféricas. Ela ainda destacou:
“Ao voltar, nós, profissionais, seremos multiplicadores, oferecendo oficinas gratuitas para crianças e adolescentes da comunidade. Além disso, nossa expectativa é transformar a Casa de Artes em um polo de referência audiovisual na Zona Leste, criando novas oportunidades, revelando talentos e mostrando que a arte pode, sim, mudar vidas”, enfatizou.
Por sua vez, Abner Matos, membro do coletivo e um dos participantes da formação, ressaltou sua expectativa para os dias de imersão. Segundo ele:
“Estou animado para aprender com quem já atua diretamente com cinema e roteiro, absorvendo tanto o conhecimento técnico quanto a vivência desses profissionais. Afinal, essa troca será essencial para levarmos ainda mais impacto às nossas ações com as crianças e a comunidade”, explicou Matos.
A formação terá início neste sábado (12) e seguirá até o próximo fim de semana. As aulas, ministradas por professores da Cia Nissi, também contarão com a participação de profissionais renomados do cenário nacional, incluindo cineastas, atores, diretores e bailarinos.
Sobre o Coletivo Plano Perfeito
Fundado em 2019, o Coletivo Plano Perfeito utiliza a arte e a cultura para promover a valorização da vida em escolas, abrigos e comunidades ribeirinhas. Até agora, suas ações já impactaram mais de 40 mil pessoas. Para mais informações, o contato é (92) 98152-3347, e o Instagram @projetoplanoperfeito.