A Polícia Civil realizou a Operação Nêmesis entre quarta, 7, e quinta-feira, 10, e prendeu um trio que torturou e sequestrou uma mulher suspeita de roubo em Manacapuru, região metropolitana de Manaus.
A polícia os identificou como: Marcelo Cativo da Silva, 25 anos; Maury Cruz Torres, 29 anos, e Safira de Oliveira Cruz, de 41 anos.
Dinâmica do crime
De acordo com o delegado John Castilho, da DIP de Manacapuru, o caso ocorreu no dia 1º de julho, na zona rural do município. Marcelo e Maury teriam sequestrado a vítima na cidade e a levado para a casa de Safira, onde a sessão de tortura durou cerca de quatro horas.
A motivação? O grupo suspeitava que a mulher havia furtado um de seus membros. Durante o tempo em cativeiro, a vítima sofre uma violenta agressão, onde teve o braço quebrado e diversas lesões. Toda a agressão foi filmada, e no vídeo, a vítima implora para que as agressões parem, sem sucesso.
Identificação e prisão dos autores
A partir do vídeo e das evidências reunidas, a polícia conseguiu identificar a vítima, que seguiu para atendimento médico e passou por exame de corpo de delito. Além disso, ela não possui antecedentes criminais.
Com a confirmação da identidade dos autores, a polícia solicitou os mandados de prisão e a Justiça os deferiu. Assim, as autoridades prenderam Marcelo Cativo na quarta-feira, 9, e capturou Maury Cruz e Safira Cruz, na quinta-feira (10).
Ainda segundo o delegado Castilho, Marcelo já responde por homicídio do próprio irmão. Maury também possui antecedentes por roubo. O histórico criminal dos envolvidos contribuiu para a agilidade no deferimento dos mandados.
Procedimentos e próximos passos
Por fim, a polícia autuou s três suspeitos por tortura mediante sequestro e associação criminosa, e agora estão à disposição da Justiça.