Estão abertas as inscrições para a Oficina de Fundamentos de Filmagem com o jornalista e produtor audiovisual Orlando Júnior, da La Xunga Produções. As atividades acontecem entre os dias 16 e 28 de julho, das 14h às 17h, no Centro de Formação Profissional de Comunicação, localizado na Rua Luiz Antony, 878, Centro de Manaus. Além disso, o formulário é gratuito e está disponível no site cfpc-am.com.br.
De acordo com Orlando Júnior, a oficina tem como objetivo capacitar pessoas interessadas em manusear câmeras de vídeo e atuar no audiovisual. “Os encontros vão acontecer durante duas semanas e ainda têm o limite de 15 pessoas nesta primeira turma”, explica.
A programação inclui, por exemplo, bate-papos com profissionais renomados, como Alexandro Pereira (repórter cinematográfico da Rede Amazônica), César Nogueira (diretor de fotografia da Artrupe Produções), Juliana Pesqueira (documentarista), William Daurício (técnico de som) e Sidney Cad (fotógrafo).
Entre os temas abordados, destacam-se telejornalismo, cinema local e a importância da captação de áudio. “Por meio da oficina, os participantes vão entender como funcionam esses segmentos, já que todos envolvem captação de imagens, mas com linguagens distintas. Assim, poderão identificar com qual área se identificam”, ressalta Orlando.
Vale destacar que a iniciativa é uma contrapartida do projeto Direção de Fotografia com Thaís Nardi, realizado em São Paulo. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (edital nº 01/2023), com recursos do Governo Federal e execução do Governo do Amazonas.
Perfil do ministrante
Com 30 anos de experiência, Orlando Júnior é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Além disso, tem especialização em cinema e mais de 30 prêmios em categorias como “Melhor Reportagem” e “Melhor Imagem”.
Ao longo da carreira, trabalhou na Rede Globo, Amazon Sat e Rede Amazônica, onde atuou como repórter cinematográfico e supervisor de imagens por 25 anos. Também foi instrutor na Fundação Rede Amazônica por sete anos, ministrando disciplinas como Técnicas de Filmagem.
Como realizador, dirigiu documentários como “Medição Oficial do Pico da Neblina” (2004) e “Caminhos de Orellana” (2006). Atualmente, é sócio da La Xunga Produções, que atua em ficção, documentários, publicidade e outros segmentos. Entre seus trabalhos recentes, estão os documentários “Anamã, a Veneza do Amazonas” (2024) e “O Dilema de Antônia” (2025).