Em 2025, a equipe masculina de handebol da Atlética Nilton Lins/CBC enfrentará um grande desafio longe do Amazonas. Primeiramente, após avançar com 100% de aproveitamento para a final da Conferência Norte – Taça Amazônica de Handebol, em Manaus, a Nilton Lins garantiu vaga na fase de grupos da Liga Nacional, que ocorrerá em setembro em local fora do Estado.
Na disputa pelo título da Taça Amazônica, no último domingo (13/07), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, a equipe universitária travou uma partida acirrada contra o Manauense Associação Desportiva (AM). Ao final, conquistou o vice-campeonato e celebrou o principal objetivo: a classificação para a etapa final da Liga Nacional de Handebol.
De acordo com Jefferson Oliveira, presidente da Liga de Handebol do Amazonas (Liham), nenhuma equipe amazonense venceu a Liga Nacional até hoje. No entanto, ele demonstrou confiança no potencial dos dois representantes do Estado: Manauense e Nilton Lins/CBC.
“As equipes de fora [do Amazonas] são muito fortes. Porém, acredito que estaremos bem representados. Afinal, temos uma equipe jovem e cheia de energia e outra forte e experiente”, afirmou Oliveira.
Vale destacar que a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) organiza a fase de grupos da Liga Nacional, que reúne 12 equipes de todo o país definidas nas etapas regionais. Além da Taça Amazônica (Conferência Norte), também ocorrem as Conferências Nordeste, Centro-Oeste e Sul/Sudeste.
Campanha
Na Taça Amazônica de Handebol Masculino de 2025 (9 a 13 de julho), a Nilton Lins/CBC venceu quatro jogos consecutivos. Entretanto, sofreu sua única derrota justamente na final.
Na fase classificatória (Grupo B), a equipe estreou com vitória sobre o Rio Negro/CBC (AM), por 34 a 32. Em seguida, triunfou contra o HCM/Manauara (AM), por 30 a 23, e posteriormente, derrotou a Miners/ADPVH (RO), por 36 a 28. Na semifinal, superou o Novo Airão (AM) por 40 a 27, mas, na decisão, perdeu para o Manauense, por 28 a 24.
Por fim, todos os atletas da Nilton Lins participam do Programa de Incentivo ao Esporte, desenvolvido pela Fundação Nilton Lins em parceria com a universidade. Dessa forma, os estudantes-atletas recebem bolsas de estudo, suporte técnico e uniformes.