30 de agosto de 2025
DestaquesEconomia

Lula assina decreto da Lei da Reciprocidade Comercial

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (14), o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Comercial. A medida teve confirmação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, após evento no Palácio do Planalto.

O conteúdo do decreto será publicado na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU). A norma permite que o Brasil adote medidas comerciais contra países que imponham barreiras unilaterais aos produtos brasileiros no comércio internacional.

A nova regulamentação será uma resposta à tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras. Essa tarifa entra em vigor no dia 1º de agosto, conforme declaração recente do presidente norte-americano Donald Trump.

Segundo Rui Costa, o decreto não cita nomes de países, mas prevê mecanismos para garantir a reciprocidade comercial. Ele explicou que o Brasil poderá reagir rapidamente a medidas semelhantes tomadas por outras nações.

Entenda o contexto da nova lei

A Lei da Reciprocidade Comercial teve aprovação em março pelo Congresso e sancionada em abril. A norma surgiu como resposta à guerra comercial iniciada por Donald Trump, que tem atingido dezenas de países, incluindo o Brasil.

Inicialmente, os EUA impuseram uma tarifa de 10% sobre produtos brasileiros. No entanto, aço e alumínio receberam sobretaxa de 25%, o que afeta diretamente exportadores brasileiros desses setores.

A nova lei estabelece critérios para reações a políticas unilaterais que prejudiquem a competitividade do Brasil no mercado global. Também autoriza o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex) a impor restrições à importação de bens e serviços.

Comitê de emergência

Para definir a reação à nova tarifa dos EUA, o governo criou um comitê interministerial de emergência, com participação de representantes da indústria e do agronegócio. Portanto, as primeiras reuniões ocorrem nesta terça-feira (15), lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

 

 

Leia mais

Entregador é baleado por policial penal em condomínio da Taquara, no Rio

Matheus Valadares

Agressor de cadela se apresenta à polícia e afirma que estava ‘cansado’ e sob ‘estresse’

Matheus Valadares

Industriários da P&G perdem a vida em acidente na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!