34.3 C
Manaus
20 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Câmara suspende André Janones por 3 meses após ofensas a Nikolas Ferreira

Deputado foi acusado de conduta homofóbica e desrespeito durante sessão legislativa

© Lula Marques/Agência Brasil

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (15), a suspensão do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por 90 dias. A motivação da punição tem a ver com ofensas direcionadas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante uma sessão no Plenário.

Durante o discurso de Nikolas, Janones fez provocações com expressões consideradas de baixo calão. A atitude causou a interrupção da sessão legislativa ocorrida na última quarta-feira (9).

A princípio, o relator do caso, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), afirmou que as falas de Janones tinham teor homofóbico. Segundo ele, o parlamentar utilizou insultos para tentar desqualificar o adversário político. Para o relator, esse comportamento “reforça estigmas, normaliza o preconceito e perpetua a marginalização”.

Defesa de Janones

Em sua defesa, Janones alegou que sofreu agressão física durante a sessão. Ele ainda afirmou que sua fala não se dirigia diretamente a Nikolas Ferreira, mas era parte de um vídeo para as redes sociais, onde comentava a taxação de produtos brasileiros pelos EUA – o mesmo tema abordado por Nikolas no plenário.

“Quando alguém fala no Plenário, não atrapalha quem está na tribuna. É impossível que essa fala interfira”, justificou Janones.

Janones pode recorrer

A decisão foi aprovada com 16 votos a favor e três contra. Inicialmente, a Mesa Diretora solicitava uma suspensão de seis meses, mas o Conselho optou por aplicar pena de três meses. Portanto, Janones ainda pode recorrer ao Plenário da Câmara.

 

 

Leia mais

Internacional e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (20) pela Libertadores

Matheus Valadares

Polícia divulga imagens de adolescentes que desapareceram em bairros distintos de Manaus

Matheus Valadares

Briga entre cães termina em confusão entre tutores em Ananindeua, no Pará

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!