31 de agosto de 2025
DestaquesEsportes

UniNilton Lins treina forte para representar Amazonas na Superliga C de Vôlei

A Etapa Norte da Superliga C de Vôlei — equivalente ao Campeonato Brasileiro da modalidade — acontecerá entre os dias 3 e 7 de agosto. Representando o Amazonas, a Associação Atlética Nilton Lins (UniNilton Lins) iniciará sua busca pelo acesso à Superliga B, a 2ª divisão nacional, fora do Estado.

As equipes masculina e feminina da Nilton Lins disputarão os jogos em cidades diferentes: o time masculino atuará em Rio Branco (AC) e o feminino, em Porto Velho (RO). A Confederação Brasileira de Voleibol ainda vai divulgar a tabela e os adversários. No entanto, o regulamento já informa que, nesta Etapa Regional, os times serão distribuídos pelas cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), com oito classificados para a fase nacional.

No caso das regiões Norte e Nordeste, os confrontos acontecerão em duas sedes por região. Com isso, as quatro melhores equipes de cada uma avançarão à próxima fase. A UniNilton Lins atuará nas capitais do Acre e de Rondônia, representando o Amazonas na Superliga C Masculina e Feminina, respectivamente. A Etapa Nacional será disputada em sede única e reunirá os campeões regionais e o melhor segundo colocado geral. Ao fim do torneio, quatro times garantirão o acesso à Superliga B.

Equipe masculina

Os técnicos da Nilton Lins estão confiantes em conquistar a vaga na divisão intermediária do voleibol brasileiro. O time masculino conta com 12 atletas, com média de 23 anos, e enxerga a Superliga C como uma chance de recuperação e retorno à 2ª divisão nacional.

“A equipe treina desde fevereiro e intensificou os trabalhos em junho. Diferentemente da edição anterior, em que a maioria dos jogadores vinha de fora de Manaus, agora contamos com atletas locais, com base na equipe universitária da Nilton Lins, atual vice-campeã dos Jogos Universitários Brasileiros”, explicou o técnico Harlei Barroncas.

Equipe feminina

Estreando na Superliga C de Vôlei Feminino, a UniNilton Lins entrará em quadra com 17 jogadoras, após uma ampla renovação no elenco — apenas quatro são remanescentes. “Neste ano, renovamos a equipe. Embora muitas jogadoras sejam inexperientes, a competição será uma grande oportunidade de crescimento. Apesar disso, elas vêm treinando muito bem”, destacou o técnico Sander Santos.

Além disso, com exceção de três atletas, todas as jogadoras são alunas da própria universidade. Com os treinos sendo realizados no ginásio da instituição, o treinador aposta em uma campanha consistente e acredita na chance de classificação. “Estamos treinando forte e faremos bons jogos para garantir o acesso à Etapa Nacional”, afirmou.

Incentivo ao esporte

Todos os atletas e acadêmicos da Nilton Lins participam do Programa de Incentivo ao Esporte, desenvolvido pela Fundação Nilton Lins em parceria com a Universidade. Por meio desse projeto, os estudantes que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, suporte técnico e uniformes. Dessa forma, a instituição busca estimular o desenvolvimento acadêmico e esportivo dos seus alunos.

Leia mais

#SouManaus 2025 terá áreas exclusivas para embarque e desembarque de táxis, mototáxis e aplicativos

Marcelo Maciel

Turismo no Amazonas ganha destaque com pacotes exclusivos da Olímpio Carneiro Turismo

Marcilon Souza

Botafogo goleia Bragantino por 4 a 1 no Nilton Santos pelo Brasileirão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!