31 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Defensoria Pública atua para garantir acesso a remédios pelo SUS com receita de médico particular

Procedimento Coletivo busca averiguar se a política pública de medicamentos no Estado respeita os princípios constitucionais da universalidade e equidade, além de garantir a transparência e publicidade das informações

Divulgação/DPE-AM

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) instaurou um Procedimento Coletivo (PC) para apurar se a política pública de medicamentos no Estado cumpre os princípios constitucionais de universalidade e equidade. Além disso, o procedimento visa verificar a transparência na divulgação de informações sobre estoques e acesso a medicamentos.

O Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), responsável pela instauração do procedimento, recomenda, entre outras medidas, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) garanta acesso aos medicamentos do SUS dispensados pela rede estadual, mesmo nos casos em que um médico particular emite a receita.

Na portaria que estabeleceu o procedimento, o defensor Arlindo Gonçalves Neto, coordenador do Nudesa, destacou a necessidade de disponibilizar, de forma clara e acessível, os protocolos clínicos e critérios de acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) no Amazonas.

Por outro lado, a Defensoria Pública avalia que uma gestão adequada da assistência farmacêutica, com critérios transparentes e universais, não apenas aumenta a eficiência no uso dos recursos públicos, mas também protege a saúde coletiva.

Diante disso, com a instauração do PC, a DPE-AM busca averiguar se a política de medicamentos no Estado respeita os princípios da universalidade e equidade. Igualmente, a medida pretende assegurar transparência e publicidade das informações, conforme exige a lei.

Recomendações

Além de garantir o fornecimento de medicamentos com receitas de médicos particulares, a Defensoria solicitou à secretaria estadual que elabore um cronograma para criar um sistema eletrônico, público e acessível, em seu site oficial. Dessa forma, será possível consultar os estoques de medicamentos nas unidades de saúde estaduais, com atualizações no mínimo quinzenais.

Adicionalmente, a Defensoria recomendou que a SES-AM apresente um cronograma para disponibilizar, de forma clara e intuitiva, os protocolos clínicos, critérios de elegibilidade e fluxos para solicitação de medicamentos.

Sobre o Procedimento Coletivo

O Procedimento Coletivo (PC) é um instrumento formal e extrajudicial que a DPE utiliza para promover direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos. Vale ressaltar que a Resolução 023/2022-CSDPE/AM rege esse procedimento.

Trata-se, portanto, de um procedimento administrativo unilateral e facultativo, que um defensor público instaura e preside. Seu principal objetivo consiste em apurar fatos que justifiquem a proteção de direitos coletivos, difusos ou individuais homogêneos, conforme a legislação aplicável. Por fim, o PC também serve como base para o exercício das funções institucionais da Defensoria.

Leia mais

#SouManaus 2025 terá áreas exclusivas para embarque e desembarque de táxis, mototáxis e aplicativos

Marcelo Maciel

Turismo no Amazonas ganha destaque com pacotes exclusivos da Olímpio Carneiro Turismo

Marcilon Souza

Botafogo goleia Bragantino por 4 a 1 no Nilton Santos pelo Brasileirão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!