31 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Evento da Rede Mães Amazonas acontece em 26/07 e prepara propostas para a etapa nacional da conferência

A apresentação destas acontecerá na etapa nacional da conferência, que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília.

Imagem: Divulgação

Participe da 1ª Conferência Livre Maternidades da Amazônia, que ocorre no dia 26 de julho. O objetivo é discutir as experiências das mulheres-mães no território amazônico e elaborar pautas prioritárias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM). A atividade é uma etapa preparatória, coordenada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

Primeiramente, a conferência ocorrerá de forma híbrida, das 14h às 17h. Você pode participar presencialmente no Impact Hub Manaus, localizado na avenida Efigênio Salles, 1299 – Flores, ou online, via Google Meet. Inscreva-se agora pelo link: https://forms.gle/cPQjUYW275d5YBBV8. Aproveite para garantir sua vaga!

Durante o evento, debateremos temas urgentes, como dificuldades para amamentar em áreas urbanas precárias, solidão de mães solo, violências institucionais, por exemplo, a Lei da Alienação Parental, além da lentidão na implementação da Política Nacional de Cuidados. Esses pontos evidenciam a negligência do Estado com as maternidades periféricas, indígenas, negras e ribeirinhas na Amazônia.

A programação inclui uma mesa de abertura intitulada “Ser mãe na Amazônia”. Em seguida, realizaremos rodas de conversa sobre racismo ambiental e seus impactos, amamentação em contextos urbanos, desafios das mães solo, a Política Nacional do Cuidado, e a Lei da Alienação Parental. Também haverá debates sobre os direitos das mulheres e crianças no Brasil.

Evento em Brasília

O principal objetivo do evento é criar propostas e pautas prioritárias. A apresentação destas acontecerá na etapa nacional da conferência, que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O tema central será “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

A coordenadora do evento, Alessandrine Silva, destaca a importância da conferência. Ela afirma que o momento é urgente e necessário, com foco na realidade amazônica e nas questões interseccionais. Segundo ela:

“As maternidades da Amazônia precisam ser ouvidas. Devemos pautar o cuidado como direito, expor as desigualdades que atravessam nossas vidas e territórios, e garantir que nossas vozes cheguem à conferência nacional. Assim, fortalecemos nossa luta.”

Quem somos

A Rede Mães Amazonas atua desde 2015 em Manaus. A rede apoia e mobiliza mães e famílias, promovendo debates sociais e políticos sobre maternidade e infância. Inicialmente chamada Roda de Mães Baré, ela cresceu para acolher diferentes realidades. Nosso foco é promover justiça social, cuidado coletivo e empoderamento materno na Amazônia.

 

Leia mais

#SouManaus 2025 terá áreas exclusivas para embarque e desembarque de táxis, mototáxis e aplicativos

Marcelo Maciel

Turismo no Amazonas ganha destaque com pacotes exclusivos da Olímpio Carneiro Turismo

Marcilon Souza

Botafogo goleia Bragantino por 4 a 1 no Nilton Santos pelo Brasileirão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!