Participe da 1ª Conferência Livre Maternidades da Amazônia, que ocorre no dia 26 de julho. O objetivo é discutir as experiências das mulheres-mães no território amazônico e elaborar pautas prioritárias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM). A atividade é uma etapa preparatória, coordenada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).
Primeiramente, a conferência ocorrerá de forma híbrida, das 14h às 17h. Você pode participar presencialmente no Impact Hub Manaus, localizado na avenida Efigênio Salles, 1299 – Flores, ou online, via Google Meet. Inscreva-se agora pelo link: https://forms.gle/cPQjUYW275d5YBBV8. Aproveite para garantir sua vaga!
Durante o evento, debateremos temas urgentes, como dificuldades para amamentar em áreas urbanas precárias, solidão de mães solo, violências institucionais, por exemplo, a Lei da Alienação Parental, além da lentidão na implementação da Política Nacional de Cuidados. Esses pontos evidenciam a negligência do Estado com as maternidades periféricas, indígenas, negras e ribeirinhas na Amazônia.
A programação inclui uma mesa de abertura intitulada “Ser mãe na Amazônia”. Em seguida, realizaremos rodas de conversa sobre racismo ambiental e seus impactos, amamentação em contextos urbanos, desafios das mães solo, a Política Nacional do Cuidado, e a Lei da Alienação Parental. Também haverá debates sobre os direitos das mulheres e crianças no Brasil.
Evento em Brasília
O principal objetivo do evento é criar propostas e pautas prioritárias. A apresentação destas acontecerá na etapa nacional da conferência, que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O tema central será “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
A coordenadora do evento, Alessandrine Silva, destaca a importância da conferência. Ela afirma que o momento é urgente e necessário, com foco na realidade amazônica e nas questões interseccionais. Segundo ela:
“As maternidades da Amazônia precisam ser ouvidas. Devemos pautar o cuidado como direito, expor as desigualdades que atravessam nossas vidas e territórios, e garantir que nossas vozes cheguem à conferência nacional. Assim, fortalecemos nossa luta.”
Quem somos
A Rede Mães Amazonas atua desde 2015 em Manaus. A rede apoia e mobiliza mães e famílias, promovendo debates sociais e políticos sobre maternidade e infância. Inicialmente chamada Roda de Mães Baré, ela cresceu para acolher diferentes realidades. Nosso foco é promover justiça social, cuidado coletivo e empoderamento materno na Amazônia.