25 de outubro de 2025
DestaquesEntretenimento

Cantora Preta Gil morre aos 50 anos após batalha contra o câncer

Imagem: Reprodução

A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações ligadas ao seu câncer no intestino. A confirmação veio de fontes confiáveis como a UOL e a CNN Brasil.

Preta começou a luta contra a doença em janeiro de 2023, quando divulgou o diagnóstico de um câncer colorretal. Desde então, ela passou por quimioterapia, radioterapia e diversas cirurgias, incluindo uma intervenção nos Estados Unidos, onde buscava tratamentos avançados.

A artista enfrentou não apenas a doença, mas também desafios pessoais, e sempre manteve uma postura resiliente e transparente. Em 2024, sua doença voltou, afetando vários órgãos e levando Preta a buscar novas opções de tratamento fora do país.

 Breve retrospectiva da carreira

  • Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta era filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa.
  • Ela lançou seu álbum de estreia, Prêt-à Porter, em 2003, e gravou outros cinco discos marcantes, incluindo Preta (2005) e Todas as Cores (2017).
  • Além da música, Preta se destacou como atriz, apresentadora e empresária — fundou a agência Mynd e criou o famoso “Bloco da Preta” do Carnaval carioca.

 Legado e impacto social

Preta se destacou por sua luta contra o racismo, a gordofobia e a LGBTQIA+fobia, usando sua voz e visibilidade para promover causas sociais. Ela se assumiu abertamente bissexual e defendeu a representatividade em diversos segmentos.

Além disso, ela sempre falou com franqueza sobre a importância do diagnóstico precoce, incentivando fãs e seguidores a cuidarem da própria saúde.

 Quem ela deixa

Por fim, Preta faleceu deixando um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria. Seu falecimento representa uma grande perda para a música, para a cultura e para as lutas sociais que ela abraçou com paixão.

 

Leia mais

Prefeito David Almeida entrega Praça dos Remédios revitalizada e celebra os 356 anos de Manaus

Matheus Valadares

Fast Clube é eliminado da Copa do Brasil Sub-20 após derrota nos pênaltis para o Monte Roraima

Matheus Valadares

VEJA: Homem agoniza após ser esfaqueado ao lado do Teatro Amazonas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!