28.3 C
Manaus
24 de julho de 2025
DestaquesPolícia

Polícia investiga PMs que abusaram indígena dentro da delegacia em Santo Antônio do Içá

Caso ganhou repercussão nacional; investigação está em andamento e nomes dos suspeitos permanecem sigilosos

Foto: Divulgação/MPAM

A Polícia Civil emitiu uma nota nesta quarta-feira (23) sobre o grave caso de uma indígena de 29 anos. Ela foi vítima de estupro por policiais e um guarda municipal durante nove meses. A vítima ficou presa na delegacia de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas.

Em nota oficial, a corporação informa que abriu uma investigação interna. Além disso, a Polícia Militar e a Corregedoria também instauraram procedimentos para apurar o ocorrido. Confira a nota completa:

“A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), instaurou procedimento para investigar o caso na 53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santo Antônio do Içá. A Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas também abriu procedimento. A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) instaurou Inquérito Policial Militar (IPM), que está na fase final de investigação.”

A princípio, os nomes dos suspeitos permanecem confidenciais e o caso tramita sob sigilo, para garantir a integridade das investigações e a proteção da vítima.

A denúncia ganhou destaque nacional nesta terça-feira (22), após ser divulgada pelo site UOL. O advogado da vítima revelou que os policiais prenderam a mulher em 11 de novembro de 2022, exatamente 21 dias após dar à luz. Durante mais de nove meses, ela permaneceu em uma cela mista, dividida com outros homens. Nesse período, sofreu estupros sucessivos por parte de quatro policiais e um guarda municipal.

Segundo a defesa, os abusos ocorriam todas as noites. Além disso, eram marcados por agressões e ameaças constantes. Em alguns momentos, os estupros eram coletivos, com os abusadores se revezando nas torturas e atos sexuais.

Vítima tentou contra a própria vida

Como consequência, a indígena adquiriu doenças graves e começou a sofrer de depressão. Além disso, ela tentou suicídio várias vezes. Atualmente, ela está em tratamento médico e psicológico.

Este caso reforça a importância de investigar e combater abusos policiais. A sociedade exige justiça e proteção para as vítimas, especialmente de comunidades indígenas. Assim, acompanharemos as atualizações do caso.

 

Leia mais

The Legion celebra o Mês do Rock com show especial neste sábado (26) em Manaus

Matheus Valadares

VÍDEO: Homem morre e outro fica ferido em estacionamento de flutuante no Tarumã

Matheus Valadares

Homem é preso por cultivar ‘supermaconha’ em estufas na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!