14 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália após fuga e condenação pelo STF

Agora presa na Itália, a deputada deverá enfrentar os processos legais que envolvem sua extradição para o Brasil, onde cumprirá sua sentença.

Imagem: Reprodução

A polícia capturou nesta terça-feira (29) a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que fugiu para a Itália após a condenação de 10 anos de prisão. A prisão aconteceu em cumprimento à sentença por seu envolvimento no ataque cibernético ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Condenação e fuga

Em maio deste ano, o STF a condenou a 10 anos de prisão e à perda de mandato por sua participação na invasão hacker ao sistema do CNJ

. Após a condenação, a deputada fugiu para a Itália, o que levou o Supremo a determinar, em junho, que a pena fosse cumprida de forma definitiva.

Investigação e captura internacional

A facilitação da fuga de Zambelli ocorreu logo após a condenação. De acordo com informações, o deputado italiano Angelo Bonelli colaborou com as autoridades italianas ao fornecer o endereço onde a deputada estava hospedada. Agentes de segurança italianos, então, conseguiram localizar e prender Zambelli, dando cumprimento à decisão judicial brasileira.

Próximos passos e extraditação

Agora presa na Itália, a deputada deverá enfrentar os processos legais que envolvem sua extradição para o Brasil, onde cumprirá sua sentença. A expectativa é de que o governo italiano se mobilize para o cumprimento da extradição, seguindo os protocolos internacionais de cooperação judicial entre os países.

 

Leia mais

Esposa de Bruce Willis revela que acidente em ‘Duro de Matar’ causou perda auditiva no ator

Matheus Valadares

Semifinais do Amazonense Feminino 2025 agitam este domingo com jogos em Manaus e Itacoatiara

Matheus Valadares

Bolsonaro vai a hospital em Brasília para retirar lesões de pele após autorização de Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!