26.3 C
Manaus
2 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Indígena estuprada por policiais em delegacia do AM receberá indenização de R$ 300 mil

Governo do Amazonas firma acordo que inclui indenização, moradia, auxílio social e curso profissionalizante para indígena violentada por meses sob custódia do Estado

Imagem: Divulgação/MP-AM

A mulher indígena que sofreu estupros repetidos de policiais militares e um guarda civil enquanto estava presa na delegacia de Santo Antônio do Içá (AM) receberá indenização de R$ 300 mil por danos morais. O Governo do Amazonas assinou um acordo judicial que reconhece a responsabilidade do Estado e prevê medidas de reparação.

Primeiramente, a vítima terá acesso a auxílio social por um ano, além da compensação financeira, um curso profissionalizante e uma casa em outra cidade, para que possa se restabelecer com sua família, que também vinha sofrendo ameaças após o caso se tornar público.

Na última terça-feira, 29, a Justiça autorizou a migração da vítima para o regime de semiliberdade. Ela passará a cumprir pena em um abrigo especializado para mulheres vítimas de violência. Assim, ela terá acesso garantido a atendimento médico e psicológico, assegurando a continuidade do acompanhamento que já vinha recebendo.

Ademais, a mulher, que apresenta quadro de depressão severa, crises de ansiedade e outras consequências emocionais dos estupros sucessivos, está sob cuidado de uma equipe multidisciplinar.

Cinco dos seis agressores já estão presos. São eles:

  • Soldado Nestor Martin Ruiz Reátegui
  • Soldado Luiz Castro Rodrigues Júnior
  • 1º sargento Osiel Freitas da Silva
  • Cabo Claudemberg Lofie­go Cacau
  • Guarda municipal Maurício Faba Nunes

Um sexto suspeito permanece foragido.

O caso chocou o país e expôs graves falhas na proteção de mulheres sob custódia do Estado, especialmente em contextos de vulnerabilidade como o das populações indígenas.

 

Leia mais

Criminosos invadem residência e fazem família de refém na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Serviço ‘meia-boca’ da Águas de Manaus deixa o Parque Dez sem abastecimento há 4 dias

Matheus Valadares

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com pedofilia e responderá em liberdade

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!