O Comando Vermelho (CV) divulgou, nesta sexta-feira (1º), um comunicado direcionado aos moradores do Distrito do Cacau Pirêra, na região metropolitana de Manaus. O grupo criminoso orienta a população a não sair de casa nos próximos dias devido ao risco de confronto entre facções rivais.
Primeiramente, a ameaça ocorre após o assassinato de Márcio Nonato Alves, de 31 anos, executado a tiros na quinta-feira (31) na rua Praia da Ponta Negra, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. O crime foi presenciado pelo filho de 4 anos da vítima, que estava no banco de trás do carro.
Comunicado menciona guerra e segurança
No texto divulgado em redes sociais e grupos de mensagem, o CV alerta moradores de comunidades como Cacau, Veneza, Baixada e Mutirão. Veja parte do comunicado:
“Pedimos que nenhum morador residente saia de suas casas. Aqueles que entram na comunidade de carro ou moto, que seja com farol baixo, sem capacete e de vidros abaixados, prezando pela segurança de geral. A guerra tá só começando. Favela tá de luto, mas não tá morta.”
Todavia, o tom da mensagem evidencia uma intensificação no conflito armado entre grupos criminosos na região, aumentando a tensão e o medo entre os moradores.
Tiroteio registrado
Ainda na tarde desta sexta-feira (1), houve um tiroteio nas redondezas do Distrito. Na imagem, um morador registrou os barulhos de tiros. Contudo, até o momento não se sabe se o tiroteio ocorreu entre facionados ou envolveu policiais militares no local.