22 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

Covidão: Ação contra fraudes prende secretário de Saúde do DF

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso na manhã desta terça-feira (25) durante uma operação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que apura o superfaturamento de R$ 30 milhões sobre contratos de R$ 73 milhões na compra de testes de Covid-19 pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

A ação é um desdobramento da primeira fase da Operação Falso Negativo, que ocorreu em julho no DF e em sete estados: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo. Na ocasião, os agentes cumpriram 74 mandados de busca e apreensão.

Na investigações são apurados os crimes de fraude à licitação, contra a ordem econômica, organização criminosa e corrupção ativa e passiva. Alguns dos alvos na primeira fase foram: Jorge Antonio Chamon Júnior, diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen); e Iohan Andrade Struck; subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde do DF. Uma das empresas investigadas é a Methabio.

Para as ações desta terça foram expedidos, ao todo, 44 mandados de busca e apreensão e sete de prisão, entre temporárias e preventivas. Procuradas, a Secretaria de Saúde e o governo do DF ainda não se manifestaram.

Leia mais

Bolsonaro é preso preventivamente pela PF por risco à ordem pública

Matheus Valadares

Galvão Bueno recebe alta após uma semana internado com pneumonia viral

Matheus Valadares

Polícia prende suspeitos com 50 pés de maconha no bairro Tarumã

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!