O incêndio de grandes proporções que atinge a fábrica da Effa Motors, localizada na Av. Flamboyant, no Distrito Industrial II, zona leste de Manaus, já causou a destruição de mais de 400 veículos. Os automóveis estavam na linha de produção e em estoques internos da unidade da empresa, que é de origem uruguaia e mantém na capital amazonense sua principal operação de montagem no Brasil.
Incêndio segue sem controle e preocupa autoridades ambientais
Desde a tarde desta terça-feira (5), o Corpo de Bombeiros trabalha no combate às chamas, no entanto, ainda não há previsão para controle total do fogo, que continua ativo. De acordo com os bombeiros, explosões recorrentes ocorreram no local. Esse detalhe indica a combustão de materiais altamente inflamáveis, como thinner e solventes utilizados na pintura automotiva.
Além disso, vários moradores, de diferentes zonas da cidade, avistaram a fumaça preta e densa, o que ampliou as preocupações com os impactos ambientais e à saúde pública. Ademais, o fogo ameaça atingir uma área de mata nativa vizinha à fábrica, o que agravaria ainda mais a situação.
Mais de 150 bombeiros mobilizados no combate ao fogo
A operação conta com o apoio de mais de 150 bombeiros, 19 viaturas e brigadistas do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). O combate exige o uso de grande volume de água, espuma especial e técnicas de confinamento, com o objetivo de evitar a propagação das chamas para outros galpões industriais e para a vegetação ao redor.
Estruturas colapsadas e veículos carbonizados
Imagens aéreas feitas por drones mostram a gravidade dos danos: estruturas metálicas destruídas e centenas de carros completamente carbonizados. A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre o prejuízo financeiro ou sobre as causas do incêndio.
O o cenário é de destruição generalizada no complexo industrial.