Motoristas e cobradores das empresas de ônibus São Pedro, Líder e Expresso Coroado realizaram uma paralisação temporária nesta sexta-feira (8). De acordo com Josenildo Brasil, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, a paralisação iniciou por volta das 4h40 e durou cerca de 50 minutos.
Durante esse período, os trabalhadores cruzaram os braços e não realizaram as rotas programadas, afetando o início da operação do transporte coletivo em algumas áreas da cidade.
De acordo com os rodoviários, ainda não pagaram os salários e benefícios referentes ao mês de julho, incluindo cesta básica e outros auxílios previstos. A categoria também afirma que não recebeu nenhum posicionamento por parte das empresas ou do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
“A paralisação foi um aviso, e uma greve pode ocorrer ainda hoje caso não haja resposta.”, declarou o vice-presidente do Sindicato.
As empresas envolvidas atendem bairros das zonas norte, leste e centro-sul de Manaus, e a paralisação provocou atrasos na circulação de várias linhas, afetando passageiros no início do dia.
A categoria exige que os pagamentos sejam regularizados imediatamente. Até o momento, o Sinetram ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação.
Próximos passos
Por fim, o sindicato aguarda uma resposta dos empresários ainda nesta manhã. Caso não haja avanço nas negociações, os trabalhadores podem iniciar greve por tempo indeterminado a partir da tarde desta sexta-feira.