A Seleção Brasileira está próxima de oficializar seus primeiros amistosos de preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. A CBF já tem acordo com as federações do Japão e da Coreia do Sul para duas partidas na Data Fifa de outubro.
Datas e locais definidos
De acordo com a programação inicial, o Brasil enfrentará a Coreia do Sul no dia 10 de outubro, em Seul, e depois viajará para Tóquio, onde encara o Japão no dia 14. A partida será válidaa pela tradicional Copa Kirin. Os contratos estão em fase de finalização comercial e burocrática antes do anúncio oficial.
Primeiramente, esse roteiro é semelhante ao adotado em 2022, antes da Copa do Catar, quando a Seleção comandada por Tite também foi à Ásia. Na ocasião, o Brasil goleou a Coreia por 5 a 1 no Seul World Cup Stadium e venceu o Japão por 1 a 0 no Estádio Nacional de Tóquio.
Histórico de confrontos
Ademais, o Japão já foi adversário em outra preparação de Copa, em 2017. Na ocasião, a Seleção venceu por 3 a 1 na França, antes do Mundial da Rússia. A Coreia do Sul, por sua vez, enfrentou o Brasil nas oitavas de final da Copa de 2022, sendo eliminada após uma derrota por 4 a 1.
Próximos passos da preparação
Portanto, a CBF projeta a realização de seis amistosos antes da convocação final para o Mundial de 2026. Além dos jogos contra os asiáticos em outubro, estão previstos confrontos contra seleções africanas em novembro, e equipes europeias em março de 2026. Os locais ainda estão em negociação — podendo ocorrer na Europa ou nos EUA, país-sede da Copa.
Há também uma última janela de amistosos em junho de 2026, já como fase final de preparação. A expectativa é de que o Brasil dispute mais duas partidas. Contudo, os jogos dependerão de uma avaliação da comissão técnica após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro.