22 de agosto de 2025
CidadeDestaques

Prefeito David Almeida celebra conquista histórica: Manaus tem as melhores escolas do Ideb na região Norte e recebe ‘Prêmio Nacional da Educação’

A Prefeitura de Manaus celebra uma conquista histórica para a educação municipal. Isso porque as escolas José Carlos Mestrinho e Professora Francisca Pereira alcançaram as melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região Norte, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental, de acordo com a última avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Como resultado, as duas unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam o “Prêmio Nacional da Educação”, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A cerimônia está marcada para esta segunda-feira, 11/8, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

“Manaus tem as duas melhores escolas no Ideb da região Norte nas séries iniciais e nas séries finais. Quero parabenizar a escola José Carlos Mestrinho e a escola Francisca Pereira. Elas são da nossa rede Semed, e estamos muito felizes. Nesta segunda-feira, eles seguiram para Brasília para receber essa premiação, no Palácio do Planalto. É Manaus sendo a melhor na educação. Parabéns”, destacou o prefeito David Almeida.


Reconhecimento ao esforço coletivo

O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, ressaltou que o resultado reflete o esforço coletivo e reafirma o compromisso da Semed com uma educação pública de qualidade. Segundo ele, essas conquistas não são apenas números, mas também representam histórias de superação, dedicação e esperança.

“Representar a nossa secretaria em um prêmio tão importante mostra que estamos no caminho certo. Agradeço a cada profissional envolvido e, principalmente, aos nossos alunos, que são a razão de todo esse esforço”, afirmou.

Escolas premiadas e destaque no Ideb

A escola municipal José Carlos Martins Mestrinho contou com 42 estudantes no 5º ano. Por sua vez, a escola municipal Professora Francisca Pereira registrou mais de 182 alunos no 9º ano, em 2023. Desse modo, o trabalho desenvolvido nas unidades reforça a importância do planejamento pedagógico, especialmente voltado para os estudantes do 5º e 9º ano, que foram protagonistas desse resultado.

Com 33 anos de carreira na área da educação, a gestora Vera Lina Aragão, da escola José Carlos Mestrinho, destaca a importância do prêmio como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em sua escola. Além disso, ela revela o quanto se sente realizada por encerrar sua trajetória profissional com chave de ouro.

“Foi uma surpresa para mim representar a região Norte nessa premiação, principalmente por poder levar o nome da Semed a um patamar de destaque. Essa conquista é fruto do trabalho sério e comprometido dessa verdadeira família que é a nossa escola. Neste ano, me aposento e concluo minha jornada como educadora com honra e maestria. Sinto que fiz tudo o que estava ao meu alcance para transformar vidas por meio da educação”, afirmou Vera Lina.

Avanço expressivo na escola Francisca Pereira

O trabalho dedicado da professora Márcia Porto foi decisivo para elevar significativamente o desempenho da escola Professora Francisca Pereira de Araújo no último Saeb. Para se ter uma ideia, a nota da instituição saltou de 5,4 para 6,9, posicionando-a como a escola de maior desempenho nos anos finais do ensino fundamental em todo o Estado do Amazonas.

“Essa conquista é resultado do trabalho em equipe, onde todos caminham juntos, se motivam e se apoiam mutuamente. Assim, quando a equipe está unida e comprometida, o aluno avança e é aí que está a nossa maior força. Mesmo enfrentando os desafios de uma localidade onde a nossa escola é a única que atende o 9° ano, conseguimos mostrar que, com dedicação coletiva, é possível transformar realidades”, destacou Márcia Porto.

Leia mais

Última rodada do Amazonense Sub-20 acontece nesta sexta-feira (22)

Matheus Valadares

Mulher põe fogo na casa do namorado após levar ‘capacetadas’ no bairro Novo Aleixo

Matheus Valadares

Carro explode em plena via pública e assusta moradores na zona leste de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!