A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta segunda-feira (11) que a final da Copa Libertadores da América 2025 acontecerá no Estádio Monumental de Lima, no Peru. A grande decisão está marcada para o dia 29 de novembro.
Primeiramente, o Monumental de Lima, maior estádio do Peru e casa do Universitario, possui capacidade para mais de 80 mil torcedores. Sua escolha ocorreu após reunião entre o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, representantes do governo peruano e a Federação Peruana de Futebol (FPF).
Lima volta a sediar a final da Libertadores após seis anos
Ademais, esta será a segunda vez que a capital peruana recebe a final da principal competição de clubes da América do Sul. A primeira foi em 2019, quando o Flamengo, comandado por Jorge Jesus, venceu o River Plate (Argentina) por 2 a 1. Na ocasião, Gabriel Barbosa, o Gabigol, marcou dois gols. A vitória garantou ao clube carioca seu segundo título da Libertadores — o terceiro viria em 2022.
Decisão em jogo único
Desde 2019, a final da Libertadores passou a ser disputada em partida única e em campo neutro, em modelo semelhante ao da Champions League. A escolha de Lima como sede reforça o compromisso da Conmebol com a promoção do futebol sul-americano em praças estruturadas e de grande apelo popular.
Todavia, a entidade ainda não anunciou oficialmente as cidades candidatas para a final da Copa Sul-Americana 2025, que normalmente ocorre uma ou duas semanas antes da decisão da Libertadores.
Expectativa para a edição 2025
A Libertadores 2025 promete mais uma edição recheada de clássicos continentais, com clubes brasileiros e argentinos novamente entre os favoritos. Portanto, a final no Peru deve atrair torcedores de todo o continente, e a cidade de Lima se prepara para receber milhares de visitantes, com expectativa de forte impacto econômico e turístico.