33.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
CidadeDestaques

Prefeito David Almeida anuncia início da montagem do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ e lançamento do site oficial para inscrições

SEMCOM

A partir desta segunda-feira, 11/8, Manaus começa a viver o clima do maior festival de artes integradas da cidade. O prefeito David Almeida, acompanhado pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Jender Lobato, anunciou o início da montagem da estrutura do “#Sou Manaus Passo a Paço 2025”, que este ano ocupará 63 mil metros quadrados do centro histórico, com 17 palcos e mais de 20 atrações nacionais, além de 2 mil artistas regionais.

“Estamos falando de um evento grandioso, gratuito, que cumpre uma lei municipal de valorização do centro da cidade e que garante à população o acesso a grandes espetáculos em troca de apenas um quilo de alimento. É uma oportunidade que muitas pessoas jamais teriam de pagar para assistir”, destacou o prefeito.

Lançamento do site e retirada das pulseiras

Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo municipal também anunciou o lançamento do site oficial do festival — soumanauspassoapaco.com.br — que, a partir das 19h de quarta-feira, 13/8, abrirá a primeira etapa das inscrições para retirada das pulseiras de acesso. Serão seis lotes liberados gradualmente para garantir a ampla participação e segurança do público.

Programação e palcos do evento

A programação oficial vai de 5 a 7 de setembro, mas o festival começa a movimentar a cidade já no dia 2, com atividades especiais de gastronomia, moda indígena e cultura urbana. Entre os destaques da edição, estão os seis palcos principais — Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Espaço Cultura Urbana e Espaço Moda — e outros onze palcos alternativos que receberão artistas independentes, transformando o centro em um grande corredor cultural.

Público esperado e segurança

Segundo o prefeito David Almeida, a edição 2025 deve reunir mais de meio milhão de pessoas. Por isso, a prefeitura repete e amplia o esquema de segurança adotado no ano passado, com controle de acesso via QR Code, câmeras de reconhecimento facial e múltiplos pontos de entrada e saída.

“O ‘#SouManaus’ gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, fomenta a economia criativa, impulsiona o turismo e fortalece nossa identidade cultural. Estamos preparados para receber o público com organização, segurança e qualidade”, afirmou o prefeito.

Impacto cultural e econômico

Para o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, a grandiosidade do evento se reflete tanto na dimensão cultural quanto no impacto econômico para a cidade.

“O ‘#SouManaus’ é hoje referência entre os grandes festivais urbanos do Brasil. Trabalhamos para que cada edição traga inovações, amplie oportunidades para os artistas locais e fortaleça o orgulho de ser manauara. É mais do que um espetáculo: é um motor de desenvolvimento para a cidade”, ressaltou.

Novidade esportiva: corrida no centro histórico

Este ano, o festival traz uma novidade: a “Corrida #SouManaus Passo à Paço”, no feriado de 5 de setembro, pela manhã, com percurso passando pelos principais pontos do evento. A expectativa é reunir 3 mil atletas e entusiastas do esporte.

Centro histórico revitalizado

O evento será realizado em um centro histórico revitalizado. “Estamos promovendo um verdadeiro choque de gestão, com ordenamento do comércio e apoio aos trabalhadores. Queremos que o centro seja um espaço agradável e atrativo para a população durante e depois do festival”, disse o prefeito.

Patrocínios e redução de custos

Com recorde de patrocínios nesta edição, a prefeitura conseguiu reduzir em 25% os custos do evento. “Optamos por trazer várias atrações nacionais em vez de uma internacional caríssima, garantindo mais diversidade e aproveitamento dos recursos públicos”, explicou David Almeida.

Organização e parceiros

O “#Sou Manaus Passo a Paço 2025” é promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), com apoio do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), secretarias municipais que compõem a matriz integrada de responsabilidade do evento e parceiros da iniciativa privada.

Leia mais

Dívida de R$ 10 mil levou casal a matar e carbonizar homem em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Empresária amazonense denuncia Gabriela Spanic, da novela ‘A Usurpadora’, por agressão

Matheus Valadares

Jovem morre após reação alérgica durante tomografia em hospital de SC

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!