26.3 C
Manaus
17 de maio de 2024
DestaquesEconomia

Suframa estreita relacionamento com classe comercial do AM para fomentar segmento

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, reuniu-se, nesta terça-feira (25), com a classe comercial do Amazonas, representada pela Associação Comercial do Amazonas (ACA), Federação das Câmaras de Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) e Câmara de Dirigentes Lojistas do Amazonas (CDL) para ouvir as demandas do setor, que é integrante da tríade da Zona Franca de Manaus (ZFM), junto à indústria e ao agropecuário. A reunião ocorreu no auditório da Autarquia, seguindo os protocolos de segurança em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Na ocasião, o superintendente apresentou um vídeo de divulgação dos incentivos fiscais da ZFM para o comércio, que será divulgado junto às entidades para que repassem aos seus associados. “A Suframa, em parceria com a CDL, realizou uma pesquisa com o comércio no período de pico da pandemia e observou que muitos comerciantes ainda não possuem cadastro na Suframa e acabam não usufruindo de incentivos importantes, principalmente neste momento de retomada econômica”, afirmou Polsin.

Durante a reunião, a coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Souza, apresentou dados da arrecadação federal, estadual e municipal, apontando que, embora a arrecadação federal tenha apresentado queda, a arrecadação do estado, principalmente no ICMS, obteve aumento no período de janeiro a julho, em relação à 2019, e o setor comercial também apresentou um crescimento na arrecadação, mostrando que é um impulsionador da economia no momento de crise ocasionada pelo novo coronavírus.

Polsin também apresentou projetos voltados ao setor agropecuário, com a criação de um distrito bioagroindustrial, e convidou as entidades para conhecerem a iniciativa e avaliar como podem se inserir nesse contexto. Outro projeto foi o de ‘apadrinhamento’ de uma instituição filantrópica. “Nosso objetivo é integrar os atores e espraiar as riquezas”, pontuou.

Entre as demandas elencadas pelo comércio estão o reforço para o turismo, que foi fortemente atingido durante a pandemia da Covid-19, e a necessidade de desburocratização para obtenção dos incentivos, sobretudo, aos pequenos comerciantes. Uma parceria com a Jucea também foi sugerida para auxiliar no processo de cadastro dos comerciantes na Suframa. Todas as demandas do setor comercial foram registradas pela Autarquia para buscar dar o devido encaminhamento.

Leia mais

Delegado Pablo lança pré-candidatura a vereador em Manaus e afirma: “faltam políticos de direita”

Matheus Valadares

Ecomusic – Festival da Canção premiará R$ 7000 para composições inéditas

Matheus Valadares

Instituto Ana Maria Bento, no Conjunto Viver Melhor, oferece reforço escolar com super desconto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais