8 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Hugo Motta envia pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Hugo Motta afirmou que não compactua com atitudes que prejudicam o país e garantiu que os casos serão analisados com imparcialidade.

© Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos‑PB), encaminhou nesta sexta-feira (15) ao Conselho de Ética 20 representações contra 11 deputados por quebra de decoro parlamentar.

Dentre os pedidos, quatro visam a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL‑SP). Além disso, o despacho incluiu representantes contra outros dez parlamentares:

  1. André Janones (Avante‑MG)
  2. Gustavo Gayer (PL‑GO)
  3. Lindbergh Farias (PT‑RJ)
  4. Gilvan da Federal (PL‑ES)
  5. Delegado Éder Mauro (PL‑PA)
  6. Guilherme Boulos (PSOL‑SP)
  7. José Medeiros (PL‑MT)
  8. Sargento Fahur (PSD‑PR)
  9. Kim Kataguiri (União‑SP)
  10. Célia Xakriabá (PSOL‑MG).

A princípio, os pedidos contra Eduardo Bolsonaro baseiam-se na sua atuação no exterior, especialmente nos Estados Unidos, onde teria articulado sanções contra autoridades brasileiras, o que, segundo os partidos PT e PSOL, viola interesses e soberania nacionais.

Além disso, líderes do centrão aconselharam Hugo Motta a contabilizar as faltas não justificadas de Eduardo em plenário — caso exceda um terço das sessões, isso pode levar à cassação automática do seu mandato, conforme previsto no regimento interno da Câmara. O deputado já acumula oito ausências não justificadas.

Hugo Motta afirmou que não compactua com atitudes que prejudicam o país e garantiu que os casos serão analisados com imparcialidade. Ele destacou que todos os parlamentares devem seguir o regimento da Casa e que nenhum terá tratamento privilegiado ou prejudicado no Conselho de Ética.

 

Leia mais

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Conheça a casa do BBB 26: primeiras fotos são reveladas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!