24.3 C
Manaus
9 de outubro de 2025
DestaquesPolícia

Polícia desarticula heliporto do tráfico em Itamarati, no interior do AM

A prisão se deu após denúncias de moradores da região, que suspeitaram da presença frequente de um helicóptero sobrevoando o local

Imagem: Divulgação/PC-AM & Redes sociais

Agentes da Polícia Civil e Militar desarticularam um heliporto clandestino no município de Itamarati, interior do Amazonas. A ação resultou na prisão em flagrante de Jayson Martins de Oliveira, acusado de desmatamento ambiental e armazenamento irregular de combustível.

A operação ocorreu no sábado (16), após denúncias anônimas de moradores que relataram voos suspeitos de um helicóptero sobre a região, durante os dias 8 a 14 de agosto. A frequência da aeronave chamou atenção e levantou suspeitas sobre possível envolvimento com o tráfico de drogas na região.

De acordo com o delegado Micael Souza, titular da 68ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itamarati, as equipes utilizaram drones de monitoramento para investigar a área denunciada. Assim, conseguiram localizar uma clareira em área de floresta de preservação permanente, possivelmente aberta recentemente para instalação do ponto de pouso ilegal.

“Encontramos diversos galões de combustível, confirmando o uso do espaço como base de reabastecimento clandestino de aeronaves. Também havia vestígios de um acampamento improvisado, com ferramentas para desmatamento”, destacou o delegado.

Além do crime ambiental, os indícios reforçam a suspeita de que o local funcionava como apoio logístico para transporte aéreo ilegal. A possibilidade é que o local funcionava como ponto de destinação a outros municípios do estado.

Durante o sábado, os agentes localizaram e prenderam Jayson Martins de Oliveira, identificado como o responsável pelo terreno onde estava instalado o heliporto clandestino. Desse modo, as autoridades o conduziram à delegacia local e o autuaram pelos crimes ambientais.

Ainda de acordo com o delegado, os agentes destruíram o combustível armazenado no próprio local. A medida tornou-se emergencial para impedir o funcionamento do heliporto e eliminar riscos de novos voos ilegais.

Procedimentos

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e apurar se o heliporto era parte de uma rota de tráfico de drogas no interior do Amazonas.

Imagem: Divulgação/PC-AM

Leia mais

Homem cai de mangueira de 20 metros e fica em estado grave no bairro Nova Cidade

Matheus Valadares

Centro de Manaus vira cena de horror após ataque brutal em frente à loja Bemol

Matheus Valadares

Jão se emociona com história de superação e decide pagar faculdade de amazonense que viralizou dançando Madonna

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!