10 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Janja visita comunidade Santa Helena do Inglês na RDS Rio Negro e destaca turismo sustentável

Primeira-dama conhece iniciativas comunitárias em Santa Helena do Inglês, reforçando apoio ao turismo de base local na Amazônia

Reprodução/Instagram

Nesta segunda-feira (18), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, realizou uma visita à comunidade Santa Helena do Inglês. Ela está situada às margens do Rio Negro e integrante da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, a cerca de 64 km de Manaus.

Primeiramente, lideranças locais receberam a primeira-dama e ela conheceu de perto ações voltadas à turismo de base comunitária. Uma delas é o funcionamento da casa de farinha, onde os moradores produzem e vendem farinha artesanal — uma importante demonstração da cultura ribeirinha.

Santa Helena do Inglês é conhecida por seu forte apelo cultural e potencial turístico, com iniciativas comunitárias como a Pousada Vista Rio Negro. Sua construção aconteceu com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e gestão dos moradores locais.

Por fim, a viagem é parte da preparação para a COP30, marcada para novembro em Belém. Além disso, a visita reforça o compromisso com o fortalecimento das comunidades amazônicas e a valorização de iniciativas sustentáveis que unem preservação ambiental e geração de renda. Santa Helena do Inglês oferece experiências autênticas, incluindo visita à praia do Iluminado.

Com areia clara e paisagens naturais exuberantes, o local oferece imersões na vida ribeirinha, como pesca artesanal, trilhas na mata e vivências na casa de farinha.

 

 

Leia mais

Clima esquenta na Casa de Vidro do Norte após troca de farpas entre Ricardinho e Brigido

Matheus Valadares

Amazonastur recebe cônsul do Cazaquistão para fortalecer parcerias no turismo

Matheus Valadares

Carro pega fogo após acidente e interdita a Avenida Jacira Reis

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!