27.3 C
Manaus
21 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Carlos Viana é eleito presidente da CPMI do INSS após derrota de indicados por Alcolumbre e Motta

Com uma votação apertada, Viana venceu por 17 votos a 14, deixando para trás o senador Omar Aziz (PSD-AM), que era o favorito indicado por Alcolumbre.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A oposição elegeu o senador Carlos Viana (Podemos-MG)presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Nessa quarta-feira (20), a reviravolta no Congresso Nacional superou os indicados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados.

A princípio, a CPMI foi instalada para apurar denúncias de fraudes, desvios e irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com uma votação apertada, Viana venceu por 17 votos a 14, deixando para trás o senador Omar Aziz (PSD-AM), que era o favorito indicado por Alcolumbre.

Articulação de última

Carlos Viana afirmou que a vitória foi resultado de intensa articulação política nas últimas 24 horas. “Conversei com a maioria dos membros. Percebi em cada um o desejo de que essa CPMI traga respostas e cumpra o papel dela”, declarou o senador.

Outro nome que surgiu na disputa foi o de Eduardo Girão (Novo-CE), que acabou retirando sua candidatura e declarando apoio a Viana, reforçando o movimento da oposição dentro da comissão.

Troca na relatoria da CPMI

Além da mudança na presidência, houve também substituição na relatoria da comissão. Assim, houve a troca de Ricardo Ayres (Republicanos-TO), nome apoiado por Hugo Motta, por Alfredo Gaspar (União-AL), indicado por Carlos Viana. Ayres se pronunciou nas redes sociais e afirmou ter recebido a decisão com naturalidade, garantindo que continuará atuando como membro titular da comissão.

Críticas de Omar Aziz

Após o resultado, Omar Aziz criticou a condução da votação, alegando que a encerraram antes da votação de todos os parlamentares. No entanto, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que presidia a sessão, garantiu que houve respeito no regime.

Apesar da discordância, Aziz desejou “boa sorte” ao novo presidente e afirmou esperar que a condução da CPMI seja com isenção e responsabilidade.

Definição da vice-presidência

Portanto, sem consenso sobre o nome para a vice-presidência da CPMI, Viana decidiu adiar a escolha para a próxima sessão. Entre os deputados que manifestaram interesse estão Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF), Coronel Fernanda (PL-MT) e Duarte Jr. (PSB-MA).

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

 

 

Leia mais

PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por tentativa de golpe e coação no curso do processo

Matheus Valadares

Flamengo vence o Internacional no Beira-Rio e avança às quartas da Libertadores com autoridade

Matheus Valadares

Moraes determina busca e apreensão contra Silas Malafaia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!