O Flamengo fez história na noite deste sábado (23), no Estádio do Maracanã, ao conquistar o bicampeonato da Copa Intercontinental Sub-20. A grandeza do Rubro-Negro foi novamente destacada em uma final emocionante, decidida nas penalidades máximas, após um empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. O Flamengo superou o Barcelona (Espanha) por 6 a 5 nos pênaltis e repetiu o feito da edição anterior.
Defesa do título e grandeza internacional
O time comandado por Bruno Pivetti entrou em campo no Maracanã com o peso da responsabilidade de defender o título conquistado na Copa Intercontinental Sub-20 de 2024, quando derrotou o Olympiacos (Grécia). Apesar da pressão, a equipe mostrou todo o poderio de sua estrutura e talento, consolidando sua grandeza no cenário internacional, agora com dois títulos da competição em seu currículo.
Flamengo mostra força e resistência
Com a torcida rubro-negra a favor, o Flamengo iniciou a partida com intensidade. Apesar de uma proposta de jogo de posse de bola do Barcelona, o time catalão não conseguiu barrar o ataque flamenguista. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Lorran aproveitou uma sobra de bola e abriu o placar para o Flamengo.
No segundo tempo, o Flamengo adotou uma postura mais defensiva. Assim, o rubro-negro recuou suas linhas, aponstando no contra-ataque, enquanto o Barcelona, mesmo com mais posse de bola, não conseguia chegar com efetividade ao gol adversário. Contudo, aos 25 minutos, o Barcelona empatou com uma grande jogada individual de Virgili, que superou os defensores rubro-negros e finalizou para o gol vazio.
A partir daí, o Barcelona tomou conta da partida e passou a pressionar o Flamengo, obrigando o goleiro Léo Nannetti a realizar defesas decisivas. Quando parecia que o Flamengo sofreria a virada, o zagueiro Cortés, aos 49 minutos, marcou de cabeça em um escanteio, colocando o time espanhol à frente. Mas, com a grandeza de um gigante, o Flamengo não se entregou. Aos 51 minutos, Iago, com um cabeceio certeiro após lançamento de Daniel Sales, igualou o placar e levou a decisão para os pênaltis.
Decisão nos pênaltis
Nas cobranças de pênaltis, o Flamengo brilhou mais uma vez. O goleiro Léo Nannetti se tornou o herói da noite. Ele defendeu duas penalidades decisivas, garantindo a vitória por 6 a 5 e o bicampeonato da Copa Intercontinental Sub-20 para o Flamengo.
Por fim, a grandeza da equipe rubro-negra foi reafirmada na disputa, mostrando que o clube carioca é uma potência também no cenário internacional de categorias de base.