3 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado

A condenação ou absolvição depende da maioria de três votos.

Lula Marques/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por participação em uma trama golpista para reverter o resultado das eleições de 2022. O caso, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), envolve crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O julgamento terá oito sessões, nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. A expectativa é que a primeira audiência seja dedicada às manifestações da PGR e das defesas. As votações sobre condenações ou absolvições devem ocorrer nas próximas sessões, e as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Entre os réus estão Bolsonaro, Mauro Cid, Anderson Torres, Braga Netto, Augusto Heleno, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Alexandre Ramagem, atual deputado federal. O processo inclui acusações ligadas ao planejamento da chamada “minuta do golpe” e aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A decisão será tomada pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. A condenação ou absolvição depende da maioria de três votos.

 

Leia mais

Criança fica com intestino perfurado e em estado grave após padrasto agredi-la em Manaus

Matheus Valadares

Rússia lança mais de 500 drones e 24 mísseis contra a Ucrânia em ataque massivo

Matheus Valadares

Jovem desaparecido é encontrado morto em quarto de hotel no Vieiralves

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!