A vacina contra Covid-19 que está sendo desenvolvida pela farmacêutica americana Moderna apresentou segurança em seus efeitos adversos e induziu uma resposta imunológica em todas as faixas etárias, incluindo os idosos, de acordo com um representante da empresa.
As informações, obtidas através dos dados do teste de segurança da fase 1 da vacina, mostraram apenas efeitos adversos leves e boa resposta imunológica em voluntários com idades entre 18 e 71 anos, segundo a médica Jacqueline Miller, chefe da área terapêutica para doenças infecciosas da Moderna, em uma reunião do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização.
Os testes de fase 1 foram conduzidos em três grupos etários: 18 a 55 anos, 56 a 70 anos, e acima de 71 anos. Os participantes receberam duas doses de 100 mg da vacina, aplicadas com 28 dias de intervalo. Anticorpos neutralizantes – que inativam o vírus – foram detectados em todos os participantes, inclusive na faixa etária superior, afirmou Miller.
Todas as idades também parecem produzir a mesma resposta imunológica – um bom sinal, já que os idosos costumam ter respostas mais fracas às vacinas. As reações adversas mais comuns foram fadiga, calafrios, dor de cabeça e muscular. Outros relatos de sintomas adversos foram observados após a aplicação da segunda dose da vacina, mas a maioria deles desapareceu em dois dias.