9 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Alexandre de Moraes afirma que tentativa de golpe de Bolsonaro já está provada

Entre as provas apresentadas estão anotações em agendas e celulares de integrantes do grupo, como Augusto Heleno e Alexandre Ramagem.

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (9) que a tentativa de golpe de Estado destinada a manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder já está comprovada. Moraes destacou que o tribunal julga se os réus estão efetivamente envolvidos na trama.

De acordo com o relator, existem pelo menos 13 atos executórios que comprovam a existência de uma organização criminosa golpista. As ações aconteceram de maneira coordenada e planejada em 2021. Segundo Moraes, o próprio Bolsonaro liderou o movimento por meio de reunião ministerial, lives na internet, entrevistas e discurso no 7 de setembro, com o objetivo de anular ou restringir o Poder Judiciário, em especial o STF e o TSE.

O ministro ressaltou o discurso de Bolsonaro no 7 de setembro de 2021. Naquele ano, o então presidente afirmou que só sairia do poder “morto ou preso”, reforçando que não aceitaria derrota democrática. Para Moraes, essas declarações e atos constituem evidências claras de que se tratava de um plano golpista em execução.

Entre as provas apresentadas estão anotações em agendas e celulares de integrantes do grupo, como Augusto Heleno e Alexandre Ramagem, além do uso ilegal da estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitoramento de adversários políticos. Moraes destacou que todas as ações tinham como alvo a deslegitimação da Justiça Eleitoral e das urnas eletrônicas, sem comprovação de fraude.

O ministro afirmou ainda que tais atos não se tratam de conversas informais, mas de ações criminosas de um presidente da República. Desse modo, Jair Bolsonaro instigava milhares de pessoas contra o STF e o Poder Judiciário, caracterizando a tentativa de golpe de Estado.

 

Leia mais

Governo Lula condena ameaça de sanções e uso de força militar dos EUA contra o Brasil

Matheus Valadares

Sine Manaus oferta 401 vagas de emprego nesta quarta–feira, 10/9

Marcelo Maciel

VEJA: Jovem é partido ao meio após ser atropelado por trem no Paraná

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!