26.3 C
Manaus
10 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Governo Lula condena ameaça de sanções e uso de força militar dos EUA contra o Brasil

Porta-voz americana Karoline Leavitt

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Itamaraty, repudiou na noite desta terça-feira (9) as declarações da Casa Branca que levantaram a possibilidade de sanções econômicas e até de uso de força militar contra o Brasil.

A resposta veio após a porta-voz americana Karoline Leavitt afirmar que o presidente Donald Trump “não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo”.

O que disse o Itamaraty

Na nota oficial, o governo brasileiro defendeu a soberania nacional e rebateu as ameaças de Washington:

“O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. (…) O governo brasileiro repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais.”

Segundo o texto, os três Poderes da República “não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”.

Justificativa dos EUA

Em coletiva de imprensa, Karoline Leavitt afirmou que a liberdade de expressão é “a questão mais importante do nosso tempo”. Assim, ela justificou as medidas já impostas contra o Brasil:

“Adotamos ações significativas em relação ao Brasil, tanto na forma de sanções quanto no uso de tarifas, para garantir que cidadãos ao redor do mundo não sejam tratados dessa maneira.”

A porta-voz respondeu a um repórter sobre se haveria novas sanções diante do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa o ex-presidente e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado.

Na semana passada, Trump já havia afirmado no Salão Oval:

“Estamos muito insatisfeitos com o Brasil. As tarifas são muito altas por causa do que eles estão fazendo. (…) O governo do Brasil mudou radicalmente. Tornou-se muito de esquerda radical, e isso está prejudicando muito o país.”

 

Leia mais

Sine Manaus oferta 401 vagas de emprego nesta quarta–feira, 10/9

Marcelo Maciel

VEJA: Jovem é partido ao meio após ser atropelado por trem no Paraná

Matheus Valadares

Dino afirma que julgamento do golpe é ‘como outro qualquer’, mas exige reflexão para a democracia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!