11 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Vereador Salazar é absolvido após perseguição policial que terminou em morte

Policial militar e empresário, ele ganhou notoriedade nas redes sociais ao publicar vídeos de abordagens policiais e sátiras sobre criminalidade.

Foto: Divulgação/Assessoria

O vereador de Manaus, Alexandre da Silva Salazar, conhecido como Sargento Salazar (PL), foi absolvido nesta terça-feira (9) em um processo por homicídio que tramitava na 2ª Vara do Tribunal do Júri da capital. Ele sofria acusação pela morte de Felipe Kevin de Oliveira Costa. O caso aconteceu em 24 de junho de 2019, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.

De acordo com o Ministério Público, Felipe Kevin e outro suspeito participaram de um roubo na Avenida Max Teixeira e fugiram numa motocicleta. Na ocasião, Salazar, então sargento da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), iniciou uma perseguição em carro e efetuou disparos que atingiram o jovem, resultando em sua morte.

Durante a audiência de instrução, o MP solicitou o julgamento do vereador em júri popular, enquanto a defesa pediu a absolvição sumária. O juiz Fábio Alfaia decidiu pela absolvição, entendendo que o parlamentar agiu em estrito cumprimento do dever legal, conforme prevê o Código Penal. Após a decisão, o Ministério Público pediu vista do processo para avaliar se recorrerá.

Eleito em 2024 como o vereador mais votado de Manaus, Salazar (PL) obteve 22.594 votos, com pautas voltadas à segurança pública. Policial militar e empresário, ele ganhou notoriedade nas redes sociais ao publicar vídeos de abordagens policiais e sátiras sobre criminalidade.

Conhecido por seu posicionamento conservador e apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Sargento Salazar já havia disputado eleições anteriores: em 2020 concorreu pelo Patriota com 2.079 votos e em 2022 tentou vaga de deputado estadual pelo PMN, obtendo 11.276 votos. Só em 2024 conseguiu se eleger vereador.

 

 

Leia mais

Polícia desmantela quadrilha em 1º caso de deepfake com clonagem facial no estado

Matheus Valadares

Paralisação de rodoviários em Manaus gera caos no transporte público

Matheus Valadares

Cármen Lúcia pode decidir hoje destino de Bolsonaro em julgamento do STF

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!