11 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Declaração de Petro sobre drogas causa reação de deputados na Aleam

Declaração de presidente colombiano sobre drogas repercurte entre deputados na Aleam

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro

A declaração do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante a inauguração do Centro de Cooperação Policial Integrada da Amazônia (CCPI), provocou repercussão imediata e acalorada entre os deputados estaduais.

Primeiramente, Petro afirmou que a legalização da cocaína poderia evitar a destruição da selva amazônica, uma fala que gerou críticas severas e debate inflamado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no dia seguinte ao evento.

Deputados como Débora Menezes classificaram a declaração como inaceitável, destacando o impacto negativo para a imagem da região. A princípio, ela declarou Petro como esquerdista e chamou o evento de ‘teatro’ com a promessa de combater o tráfico de drogas. Além disso, ela falou sobre o recente decreto do governo federal que inclui hidrovias dos rios Madeira, Tocantins e Tapajós no Programa Nacional de Desestatização. “Como ficarão ribeirinhos? Não deixaremos Lula entregar o coração da Amazônia!”

Comandante Dan criticou a presença do presidente colombiano no contexto da segurança e ironizou a postura de Lula. Delegado Péricles, junto a Rozenha e João Luiz, alertaram para os riscos da banalização do debate sobre drogas, enfatizando a necessidade de proteger a juventude e a segurança pública.

O evento

Apesar da polêmica, o evento marcou a inauguração oficial do CCPI Amazônia. A unidade integra esforços entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros da Amazônia Legal.

O centro tem como foco o combate a crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e pessoas. Além disso, ele conta com a colaboração de organismos internacionais como Interpol e Europol. Assim, há o fortalecimento na troca de informações e estratégias contra o crime organizado.

A cerimônia contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, incluindo o presidente colombiano Gustavo Petro e a vice-presidente do Equador, Maria José Pinto.

 

 

Leia mais

Instituto 3B e Tarumã avançam para a semifinal do Barezão Feminino 2025

Matheus Valadares

Homem que agrediu e estuprou a ex é preso no bairro Cidade Nova

Matheus Valadares

STF forma maioria para condenar Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!