1 de fevereiro de 2026
DestaquesPolítica

Cármen Lúcia pode decidir hoje destino de Bolsonaro em julgamento do STF

Até agora, o placar está em 2 a 1 pela condenação.

Fabio Rodrigues-Pozzebom

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) entra em fase decisiva nesta quinta-feira (11), às 14h. Agora, a ministra Cármen Lúcia apresentará seu voto. Ela é vista como o fiel da balança no processo que apura a tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder após a derrota nas urnas em 2022.

Até agora, o placar está em 2 a 1 pela condenação. Desse modo, o relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino votaram para declarar o ex-presidente culpado. Já Luiz Fux defendeu a absolvição em um voto que se estendeu por 13 horas.

Cármen Lúcia já sinalizou posição firme contra ataques ao Estado Democrático de Direito. Em março, quando aceitou a denúncia, ela fez duras críticas à trama golpista. Portanto, isso reforça a expectativa de que acompanhe o relator, formando maioria pela condenação de Bolsonaro e de seus aliados.

Além do ex-presidente, o processo envolve outros sete réus, entre eles o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e delator, e o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil. Para esses dois, já existe maioria pela condenação.

 

 

Leia mais

Saiba como emitir a 2ª via de certidões sem sair de casa

Marcilon Souza

Itacoatiara empata com Manauara e garante vaga na semifinal do Amazonense

Matheus Valadares

Vídeo expõe pressão sexual contra mulher oito dias após o parto e gera revolta nas redes

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!