O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou neste sábado (13) a revogação do visto americano do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa. A medida ocorreu após o médico publicar, em rede social, um comentário comemorando o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.
Landau declarou em sua conta no X (antigo Twitter) que ordenou pessoalmente ao setor consular o cancelamento do visto de Barbosa. Além disso, o vice-secretário registrou alerta para impedir que um novo documento seja concedido.
Desse modo, a ação integra uma ofensiva de autoridades e lideranças conservadoras que pedem a retirada de vistos de estrangeiros que façam postagens ofensivas sobre a morte de Kirk.
Charlie Kirk, de 31 anos, morreu a tiros no pescoço na última quarta-feira (10) enquanto discursava na Utah Valley University. Dois dias depois, o FBI prendeu Tyler Robinson, 22, que confessou o crime. Em resposta à notícia, Barbosa comentou em tom de deboche: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical.”
O episódio gerou forte repercussão no Brasil. A Recife Day Clinic demitiu o neurocirurgião e repudiou suas declarações. Por fim, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) abriu investigação para apurar a conduta ética do profissional.