14 de novembro de 2025
DestaquesMundo

Marco Rubio diz que governo Trump vai “responder” à condenação de Jair Bolsonaro no STF

Até o momento, o Itamaraty não se manifestou sobre as declarações de Rubio.

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA Foto: John McDonnell/Getty Images

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o governo Trump pretende anunciar medidas em reação à condenação de Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista à Fox News, exibida nesta segunda-feira (15), Rubio classificou o julgamento do ex-presidente como “mais um capítulo de uma campanha de opressão judicial”. Ele disse que vê no caso um “colapso do Estado de Direito” no Brasil.

Críticas a juízes do STF

Rubio criticou o que chamou de “juízes ativistas”, citando indiretamente o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o chefe da diplomacia norte-americana, decisões do STF estariam mirando empresas americanas de tecnologia e até cidadãos dos EUA que publicam nas redes sociais.

“O que estamos observando é que o Estado de Direito está ruindo. Há esses juízes ativistas — um em particular — que não só perseguiram Bolsonaro, como têm tentado mover ações extrajudiciais contra cidadãos estadunidenses ou contra aqueles que têm publicado nas redes sociais a partir dos EUA, chegando a ameaçar ir além nessas medidas”, declarou Rubio.

Anúncios nas próximas semanas

Rubio adiantou que o governo Trump fará anúncios “nas próximas semanas”. Haverá possíveis sanções ou medidas diplomáticas relacionadas ao Brasil, mas não detalhou quais serão os próximos passos.

“Esse julgamento nada mais é do que mais um capítulo de um tipo de campanha de opressão judicial que tenta alcançar empresas estadunidenses e até mesmo pessoas que atuam nos Estados Unidos”, completou.

Até o momento, o Itamaraty não se manifestou sobre as declarações de Rubio.

 

Leia mais

Tonéis de vinagre tombam e causam danos em fábrica no bairro Compensa

Matheus Valadares

Flamengo enfrenta o Sport com De La Cruz fora por problemas no joelho

Matheus Valadares

Professor pede que aluna ‘gazete’ aula para encontro amoroso em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!