9 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Eduardo Braga comemora aprovação de MP que garante gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda

O parlamentar destacou que o benefício é universal, atendendo todas as famílias cadastradas, inclusive indígenas e quilombolas.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) celebrou a aprovação da Medida Provisória (MP) 1.300/2025, que amplia a tarifa social de energia elétrica e garante gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico que consumam até 80 kWh por mês. A medida teve aprovação nesta quarta-feira (17/9) pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, evitando que perdesse a validade.

Atualmente, a tarifa social oferece descontos de 10% a 65% para consumos entre 30 e 220 kWh. Com a nova MP, a isenção passa a ser automática, sem necessidade de cadastro extra. “Basta que o consumidor esteja no CadÚnico”, reforçou Eduardo Braga, que presidiu a comissão mista responsável pela análise da proposta.

O parlamentar destacou que o benefício é universal, atendendo todas as famílias cadastradas, inclusive indígenas e quilombolas, fortalecendo o combate à pobreza energética no país.

Durante a tramitação, o relator da MP, deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), explicou que o texto se mantém focado na tarifa social. Já outros temas do setor elétrico entrarão em debate numa nova medida provisória, a MP 1.304/2025, também sob relatoria de Eduardo Braga.

Leia mais

UE e Mercosul avançam em acordo comercial após 25 anos de negociações

Matheus Valadares

Danilo Gentili é detonado nas redes sociais após piada sobre queda de Bolsonaro

Matheus Valadares

Petro afirma que ameaça militar dos EUA contra a Colômbia é “real” e critica políticas de Trump

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!