3 de janeiro de 2026
AmazonasDestaques

Rios em vazante, mas cheia já afeta 140 mil famílias no Amazonas

O Governo do Amazonas divulgou, nesta sexta-feira (19/09), um novo boletim sobre a cheia que atinge o estado e já afeta 139.976 famílias, o equivalente a cerca de 559,8 mil pessoas. Segundo o Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, todas as nove calhas de rios do Amazonas já entraram em processo de vazante. Contudo, a situação continua crítica em diversas regiões.

De acordo com os decretos municipais, 43 dos 62 municípios estão em Situação de Emergência, 12 em Alerta, um em Atenção e apenas seis permanecem em Normalidade.

Ações de assistência

O governo estadual já enviou 970 toneladas de cestas básicas, 4.150 caixas-d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável da Cosama. Além disso, também entregou 10 kits purificadores do programa Água Boa e uma Estação de Tratamento Móvel (Etam). Os itens chegaram a municípios como Humaitá, Manicoré, Apuí, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Borba, Careiro da Várzea, Anamã, entre outros.

Educação

A cheia também impactou a educação. Conforme a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, 453 alunos de Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini estão com aulas presenciais suspensas. Entretanto, seguem o calendário do programa Aula em Casa.

Saúde

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já enviou 72 kits de medicamentos para Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil moradores.

Em Manicoré, foi instalada uma nova usina de oxigênio com capacidade de produzir 30 m³ por hora, substituindo a antiga, de 12 m³. A cidade de Apuí recebeu seis cilindros de oxigênio como reserva de segurança e novos insumos hospitalares.

Operação Cheia 2025

A Operação Cheia 2025 começou em 16 de abril, após o governador Wilson Lima anunciar a ajuda humanitária para a calha do rio Madeira, atendendo inicialmente Humaitá, Manicoré e Apuí, os primeiros municípios a decretarem emergência.

Monitoramento constante

A Defesa Civil do Amazonas segue monitorando em tempo real o nível dos rios por meio do Centro de Monitoramento e Alerta, que acompanha a situação ao longo de todo o ano.

 

Leia mais

Wilson Lima divulga isenção de IPVA e novidades do CNH Social para o Amazonas em 2026

Matheus Valadares

Filho de Bolsonaro presenteia comerciante com medalha “Imbrochável” em Balneário Camboriú

Matheus Valadares

Amazonas FC abre avaliações para categorias de base visando temporada 2026

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!