O Governo do Amazonas divulgou, nesta sexta-feira (19/09), um novo boletim sobre a cheia que atinge o estado e já afeta 139.976 famílias, o equivalente a cerca de 559,8 mil pessoas. Segundo o Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, todas as nove calhas de rios do Amazonas já entraram em processo de vazante. Contudo, a situação continua crítica em diversas regiões.
De acordo com os decretos municipais, 43 dos 62 municípios estão em Situação de Emergência, 12 em Alerta, um em Atenção e apenas seis permanecem em Normalidade.
Ações de assistência
O governo estadual já enviou 970 toneladas de cestas básicas, 4.150 caixas-d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável da Cosama. Além disso, também entregou 10 kits purificadores do programa Água Boa e uma Estação de Tratamento Móvel (Etam). Os itens chegaram a municípios como Humaitá, Manicoré, Apuí, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Borba, Careiro da Várzea, Anamã, entre outros.
Educação
A cheia também impactou a educação. Conforme a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, 453 alunos de Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini estão com aulas presenciais suspensas. Entretanto, seguem o calendário do programa Aula em Casa.
Saúde
Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já enviou 72 kits de medicamentos para Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil moradores.
Em Manicoré, foi instalada uma nova usina de oxigênio com capacidade de produzir 30 m³ por hora, substituindo a antiga, de 12 m³. A cidade de Apuí recebeu seis cilindros de oxigênio como reserva de segurança e novos insumos hospitalares.
Operação Cheia 2025
A Operação Cheia 2025 começou em 16 de abril, após o governador Wilson Lima anunciar a ajuda humanitária para a calha do rio Madeira, atendendo inicialmente Humaitá, Manicoré e Apuí, os primeiros municípios a decretarem emergência.
Monitoramento constante
A Defesa Civil do Amazonas segue monitorando em tempo real o nível dos rios por meio do Centro de Monitoramento e Alerta, que acompanha a situação ao longo de todo o ano.