35.3 C
Manaus
22 de setembro de 2025
BrasilDestaques

EUA estendem sanções da Lei Magnitsky à esposa de Alexandre de Moraes e ao Instituto Lex

De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, as medidas bloqueiam quaisquer bens de Viviane nos Estados Unidos, bem como empresas que estejam ligadas a ela.

Alexandre de Moraes, Viviane Barci e Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (21) a extensão das sanções previstas na Lei Global Magnitsky à advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e ao Instituto Lex, organização jurídica com vínculos familiares. Antes, o próprio ministro sofreu as aplicações, no dia 30 de julho.

De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, as medidas bloqueiam quaisquer bens de Viviane nos Estados Unidos, bem como empresas que estejam ligadas a ela. A ação é considerada apenas o primeiro passo de um possível conjunto mais amplo de sanções que poderá atingir outras autoridades e setores no Brasil.

Além disso, o Instituto Lex, com sede em São Paulo, atua na capacitação jurídica e oferece serviços voltados ao desenvolvimento profissional de operadores do Direito. Viviane lidera o escritório do Lex na capital paulista, onde dois de seus três filhos com o ministro do STF são sócios. Entre os clientes da banca está o Banco Master, que se envolveu em polêmica por utilizar o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para cobrir dívidas de uma política agressiva de captação de recursos.

Formada em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), Viviane passa a ter restrições em suas atividades relacionadas a qualquer bem ou empresa nos Estados Unidos.

A lei

A Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos sancionem indivíduos estrangeiros por violações de direitos humanos ou corrupção. Criada em 2012, após a morte do advogado russo Sergei Magnitsky, também inclui bloqueio de bens e restrições de visto.

Todavia, seu criador, James P. McGovern, afirmou que a aplicação das sanções ao ministro Alexandre de Moraes é indevida. De acordo comele, a lei não possui fins políticos, e isso gerou críticas sobre uso seletivo e preocupação com a independência judicial brasileira.

 

 

Leia mais

Polícia prende homem por armazenar pornografia infantil em Manaus

Matheus Valadares

Ranking de clubes: Manaus FC assume liderança pela primeira vez

Matheus Valadares

Filho sob efeito da ‘maldita’ bate na mãe e vizinhos reagem em Itacoatiara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!