O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) gerou polêmica ao defender a divisão do Brasil em dois países distintos, o “Brasil do Norte” e o “Brasil do Sul”. A declaração foi feita durante o podcast Redcast, transmitido na última quinta-feira (18/9), em discussão sobre a proporcionalidade do número de senadores em relação à população dos estados.
“Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul”, afirmou Bilynskyj, surpreendendo o apresentador Junior Masters. Quando questionado sobre separatismo, o deputado alegou que países menores tendem a ser mais democráticos e criticou a grande extensão territorial do Brasil.
Bilynskyj também declarou que a divisão refletiria a preferência política das regiões: “Eles [Norte] votam no Lula, nós [Sul] votamos no Bolsonaro, pronto, acabou”. A afirmação apresenta erro factual: nas eleições de 2022, Bolsonaro obteve 51,03% dos votos no Norte, contra 48,97% de Lula.
O episódio gerou repercussão nas redes sociais e debates sobre regionalismo, política e limites constitucionais do país.