29.3 C
Manaus
24 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Eduardo Braga lidera rejeição da “PEC da Blindagem” na CCJ do Senado

Com a atuação de Eduardo Braga, a CCJ reforçou que o Congresso Nacional não aceitará retrocessos que limitem a responsabilização de seus membros.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) teve papel decisivo na rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, conhecida como “PEC da Blindagem”, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal nesta quarta-feira (24). Por unanimidade, os membros da CCJ votaram contra a proposta, que pretendia exigir autorização prévia das Casas Legislativas para que parlamentares respondessem a ações penais.

“Essa PEC desrespeita o povo brasileiro e desmoraliza o mandato popular”, afirmou Braga em seu voto.

Além de se posicionar contra o texto, o líder do MDB no Senado conduziu a articulação para barrar a medida. Além disso, ele a classificou como “PEC da Imoralidade e da Bandidagem”.

Ademais, o senador ressaltou que o MDB foi o primeiro partido a se declarar contrário ao projeto. Portanto, isso reforça o compromisso da legenda com a transparência e a responsabilidade política.

O relator da matéria, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), apresentou parecer pela rejeição total. Ele alegou inconstitucionalidade e apontou que, embora formalmente apresentada como defesa do parlamento, a proposta representava “um golpe fatal na sua legitimidade”.

Segundo o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), a PEC segue agora para o plenário do Senado com recomendação de arquivamento, consolidando a derrota do texto.

Com a atuação de Eduardo Braga, a CCJ reforçou que o Congresso Nacional não aceitará retrocessos que limitem a responsabilização de seus membros. Desse modo, ele preserva o princípio da igualdade perante a lei e a credibilidade do Parlamento.

Leia mais

Pai é preso em Nhamundá por estimular filha de 11 anos a se relacionar com outro homem

Matheus Valadares

Eduardo Braga conquista aprovação de projeto que beneficia quem recebe até R$ 5 mil

Matheus Valadares

CENAS FORTES: Operário tem as pernas decepadas por serra em Autazes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!